JornalCana

Fiscalização encontra irregularidades em caminhões na região de Rio Preto

Uma ação realizada nesta quinta-feira na região de São José do Rio Preto, inspecionou 34 caminhões que carregavam cargas perigosas.

Destes, 25 estavam irregulares, 11 foram autuados, 14 notificações foram emitidas e houve a apreensão de cinco Certificados de Inspeção de Produtos Perigosos, CIPP´s.

A ação aconteceu na BR 153, rodovia Transbrasiliana, no km 63, e envolveu o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

A fiscalização foi motivada por dois fatores: o combate a evasão fiscal, que pode acontecer com o transporte de combustível sem nota fiscal, e evitar o transporte irregular de produtos voltados para o consumo humano em recipientes restritos a químicos e combustíveis.

Na região há denúncia, e já ocorreram flagrantes, de transporte de óleo vegetal em cilindros de caminhões que deveriam ser utilizados apenas para a carga de gasolina.

Muitos dos caminhões que trafegam pela região de São José do Rio Preto vêm de Minas Gerais e do Mato Grosso.

No futuro acontecerão outras ações conjuntas destes órgãos para coibir ainda mais a ação irregular de alguns.

As multas variam de R$ 100,00 a R$ 50 mil, em caso de reincidência o valor a ser pago dobra.

Os caminhões notificados terão 10 dias para apresentar junto ao Ipem-SP as modificações cabíveis.

Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação referente ao transporte de produtos perigosos no estado, pode ser feito pelo telefone da ouvidoria do Ipem-SP 0800.13.05.22 de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do estado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram