JornalCana

Fiscalização aponta irregularidades em transporte de cargas perigosas

O Instituto de Pesos e Medidas, Ipem (SP), apontaram negligência e irregularidades durante fiscalizações realizadas no mês de maio nas cidades de Bauru, Assis, Agulha, Águas da Prata, São José dos Campos, Penápolis, Bady Bassit, Mogi Mirim, Pirajuí e Santos em caminhões de transporte de cargas perigosas. As fiscalizações inspecionaram 302 veículos, onde 28 deles perderam os Certificados de Inspeção de Transporte de Produtos Perigosos à Granel – CIPPs, por apresentarem irregularidades. No total, 65 foram autuados.

Caminhões sem freio, vazamentos em tanques, pneus ´carecas´, a adequação dos veículos tanque à regulamentação de transporte de produtos perigosos, falhas no sistema de iluminação, falta de suspensão, vazamento de produtos perigosos, sistemas elétrico e de freios precários, e inadequação do escapamento foram as principais irregularidades encontradas.

Segundo o Ipem, a lei prevê que para o transporte de cargas perigosas, os veículos têm de estar em perfeito estado de manutenção para efetuar o transporte. Além disso, segundo a assessoria de imprensa, várias peças dos caminhões foram encontradas sem a menor condição de uso; simbologia em desacordo com as normas vigentes de segurança ou em péssimo estado de conservação; extintores de incêndio com o selo de conformidade INMETRO ilegível; e calotas amassadas. Mais informações e denúncias: 0800.13.05.22.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram