JornalCana

“Financial Times” destaca o “dilema” da Petrobras por aumentar gasolina no Brasil

O “Financial Times” destaca em sua edição de hoje as pressões que a brasileira Petrobras sofre dos investidores para aumentar o preço da gasolina no Brasil.

O jornal britânico lembra que, diferentemente da maioria das petrolíferas internacionais, a estatal brasileira não reajustou os preços dos combustíveis por conta da forte alta do petróleo nas últimas semanas.

Para o jornal, a Petrobras controla os preços para ajudar o governo a alcançar as metas inflacionárias e acaba afugentando investimentos de potenciais concorrentes no setor.

“A Petrobras não reajusta significativamente o valor da gasolina e do óleo diesel desde abril de 2003, reforçando a impressão generalizada de que está praticando controle de preços a fim de ajudar o governo a alcançar as metas inflacionárias”.

Nas contas do “Financial Times”, a Petrobras vende gasolina e óleo diesel nas suas refinarias com descontos de 30% e 7%.

O jornal classifica a atuação da Petrobras como praticamente um “monopólio” no país. “As refinarias da Petrobras ainda detêm quase que o monopólio absoluto no Brasil e acredita-se que os seus preços, inferiores ao do mercado, signifiquem concorrência injusta e terminem assustando quem pretenda fazer investimentos adicionais no país”.

O “Financial Times” afirma que duas refinarias de petróleo privadas acusam a Petrobras de estar praticando preços abaixo do mercado e decidiram reduzir a sua produção em 40%.

“A falta de clareza quanto à política da companhia transmite a vários investidores a imagem de arbitrariedade”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram