JornalCana

FGV prepara criação de ferramenta de preços para agronegócio

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) prepara um projeto que prevê a criação de uma ferramenta de balizamento de preços para o mercado do agronegócio (Conseagro), como soja e carnes, por exemplo, semelhante ao que já existe hoje para a cana-de-açúcar, o Consecana.

A informação é do coordenador do centro do agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Ele falou com jornalistas ao chegar para a comemoração dos 150 anos dos ministérios dos Transportes e da Agricultura, em Brasília.

A diferença entre o Conseagro e o Consecana, segundo Rodrigues, é que o projeto conta com um árbitro de fora do setor, que pode ser uma instituição acadêmica. Isso porque, na avaliação do ex-ministro, as informações que existem hoje no Consecana não necessariamente representam a realidade por conta de interesses dos participantes do mercado.

Esse árbitro ajudaria no estabelecimento da cotação de um produto que estivesse de acordo com a possibilidade de pagamento por uma das partes e que fosse também uma quantia representativa para o que recebe.

O principal entrave para o andamento do projeto neste momento, segundo o coordenador, é a dificuldade de obter recursos. De acordo com ele, porém, a Corporação Andina de Fomento (CAF) já mostrou interesse em ajudar a financiar o projeto. O intuito é o de fazer o piloto no Brasil e estender a medida para os países vizinhos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram