Agustín Pichot, presidente da Fortescue Future Industries Latin America (FFI), uma empresa global de energia verde, juntamente com a equipe de liderança da empresa, reuniu-se com os líderes brasileiros Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia do Brasil; Elmano de Freitas, governador do Estado do Ceará e os senadores Cid Gomes e Augusta Brito.
Na reunião, Agustín Pichot ratificou o potencial que o Brasil tem para capitalizar as oportunidades apresentadas pelas energias renováveis e pelo hidrogênio verde, bem como reforçou às autoridades a necessidade de desenvolver legislação que estimule o desenvolvimento desta indústria.
LEIA MAIS > Governo alinha diretrizes do Plano Safra 2023/24, com foco na agricultura de baixo carbono
Pichot, também reforçou o compromisso da Fortescue em desenvolver projetos verdes no país e compartilhou o andamento do Projeto Pecém, que será desenvolvido no nordeste do país, no estado do Ceará.
“O Brasil tem ótimas condições para desenvolver projetos de hidrogênio verde e se tornar um polo produtor da região e do mundo. É vital a colaboração, facilitação e empenho das autoridades estaduais e nacionais para que o Projeto FFI se torne uma realidade no país. O desenvolvimento de regulamentações adequadas permitirá que a indústria alcance todo o seu potencial”, declarou Agustín Pichot, presidente da Fortescue Latin America.
Atualmente, o Projeto Pecém encontra-se em fase de pré-viabilidade, desenvolvendo os Estudos de Impacto Ambiental e Social, que permitirão selecionar as melhores opções para produzir hidrogênio verde na região, contemplando a proteção da biodiversidade e das comunidades que serão projetadas ainda mais tarde em a fase de viabilidade.