JornalCana

Festival da cana termina amanhã

O município de Pindoretama abre suas portas para a quinta edição do Festival da Cana-de-açúcar, o Pindorecana, que ocorre até amanhã, dia 27, na Praça da Cidadania, no centro da cidade, a 50 quilômetros de Fortaleza.

A rapadura, uma das comidas mais tradicionais do Nordeste, é o carro-chefe do festival, que trará três toneladas do doce, cerca de 15 toneladas de cana-de-açúcar, que começaram a ser preparadas no último dia 17. Segundo Helena Lima, organizadora do evento, o Festival traz melhorias para a economia da cidade devido à quantidade de pessoas que a visitam nesse período. “Em 2009 tivemos cerca de 20 mil visitantes no Pindorecana, esperamos que este ano tenha um número de pessoas ainda maior. O festival agrega muito valor no nosso comércio de artesanato e no turismo”

O evento trará várias atrações culturais, como quadrilhas juninas, desfile e eleição da Rainha dos Canaviais, muito forró com bandas locais, de Recife e Fortaleza, além das feiras de artesanato e gastronomia que ocorrem simultaneamente no decorrer da festa. A feira de artesanato contará com estandes de livros, oficinas, brinquedos e produtos feitos com o bagaço da cana confeccionado por artesãs locais.

Já na gastronomia, o Pindorecana trará para degustação pratos que devem surpreender o paladar dos visitantes com a cana-de-açúcar como um dos principais ingredientes, como carne de sol com rapadura, galinha a cabidela com melaço da cana-de-açúcar, pudim feito com o mel da cana, carne com mel de cana, entre outros. Todas as receitas são resultado do curso de gastronomia que o Sebrae Ceará ministrou no município.

Artesanato, gastronomia e shows musicais fazem parte do evento que tenta unir tradição ao atual para a revitalização da cultura canavieira no município.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram