Mercado

Fersucro reúne produtores de cana-de-açúcar em Maceió

Produtores de cana-de-açúcar estão reunidos, esta semana, em Maceió para participar de uma feira que mostra as novidades para o setor.

O evento começou na segunda-feira. O evento tem importância estratégica para o Nordeste porque Alagoas é o principal produtor de cana da região. Muita gente tem passado pelo centro de exposições para conferir as novidades do setor.

A feira reúne empresários de todo o Brasil. Gente que vai em busca de novidades. O auditório é palco para as palestras. Uma delas falou sobre os resultados de uma pesquisa sobre a mudança de cor da cana para clarear o açúcar. É um projeto pioneiro no país.

“Identificar se era ela a causadora. Depois, identificar qual o componente responsável pela coloração. E o terceiro ponto muito importante foi identificar, descobrir como eliminar esses compostos coloridos”, explicou Moroveu Costa, superintendente de usina.

Nem só de palestras é feita a Fersucro. Mais de cem empresas estão no evento expondo os produtos e novas tecnologias. Maria de Lourdes Costa é técnica em segurança do trabalho de uma usina em Alagoas. Ela procura novos calçados para os cortadores de cana. “Sempre está renovando e a tecnologia avançando. Então, são coisas mais novas”, disse.

A feira é direcionada para profissionais do setor e estudantes universitários.

Em junho, Alagoas sofreu com as enchentes dos rios Mundaú e Paraíba. Muitas produções agrícolas ficaram comprometidas. “O prejuízo, na realidade, foi nas instalações indústrias e na parte de estrutura de campo, pontes e estradas. Em uma das usinas, a moagem vai se atrasar um pouco. Provavelmente, vá começar no final de outubro. Mas as outras duas irão começar no tempo normal, em torno de 15 a 20 de setembro. Nós vamos ter um acréscimo na moagem esse ano de 10% e iremos moer em torno de 28 milhões de toneladas”, esclareceu Cândido Carnaúba, agrônomo da Cooperativa dos Produtores de Cana e Álcool de Alagoas. A feira termina na sexta-feira.

Globo Rural

Banner Revistas Mobile