JornalCana

Fersucro conta com projeto inédito de compensação ambiental

A 7ª Fersucro e o XXVII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas contam com um programa inédito no país em feiras do setor. Trata-se de um programa de compensação de Carbono, promovido pela Stab Leste em parceria com a empresa Via Ambiental.

Foram inventariadas as emissões provenientes do uso dos veículos da STAB (ou por ela contratada), sistemas de ar-condicionado, energia elétrica e uso de gerador, transporte de organizadores, funcionários e palestrantes, e as emissões geradas pelos resíduos produzidos durante os eventos. Em contrapartida a Stab Leste irá realizar o plantio de mudas da mata atlântica.

Todo o inventário foi feito pela Via Ambiental, uma empresa que oferece consultoria e assessoria técnico-científica em temas relacionados à adequação ambiental para os mais diversos setores produtivos, com ênfase, em projetos de sustentabilidade que visam à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e/ou o sequestro de carbono.

O responsável pelo cálculo das emissões será Stoécio Malta Ferreira Maia, graduado em agronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2002), com mestrado em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas também na UFC (2004) e, doutorado em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP (2009). Atualmente é pós-doutorando do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA/USP.

Segundo Stoécio Maia o inventário foi realizado a partir de metodologias e fatores de emissão disponibilizados por órgãos mundialmente conhecidos como o IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change), WBCS (World Business Council for Sustanaible Development) e o WRL (World Resources Institute).

Plantio

No inventário, Stoécio estimou que a realização da 7ª Fersucro e o XXVII Simpósio provocará a emissão de 36,8 toneladas de CO2 equivalente, e será necessário o plantio de 1050 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica para compensar tais emissões no período de cinco anos. O local escolhido para o plantio foi a Usina Santo Antônio, localizada no litoral norte do Estado de Alagoas. A execução do Programa é realizada em parceria com o Instituto para Preservação da Mata Atlântica de Alagoas – IPMA/AL, que garantiu o fornecimento de pelo menos 60 espécies de mudas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram