Usinas

Ferramenta S-PAA impulsiona economia circular da Tereos

Grupo tem o compromisso de reduzir em 22% o consumo de água até 2030

Everton Luiz Carpanezi
Everton Luiz Carpanezi

Para cumprir um dos seus compromissos de sustentabilidade, que prevê a redução do consumo de água em 22% até o ano de 2030, o Grupo Tereos tem se valido da tecnologia 4.0, com a utilização de softwares e de tecnologia como o S-PAA, uma ferramenta de otimização em tempo real.

Em apresentação imersiva sobre economia circular, realizada na terça-feira (8), em sua Unidade Cruz Alta, em Olímpia-SP, a companhia demonstrou as principais aplicações desse conceito, que vem sendo implementado em suas unidades industriais.

“A tecnologia está integrada em toda a nossa cadeia de produção. Desde 2019 estamos trabalhando com investimentos na indústria 4.0 e um deles é o otimizador em tempo real (RTO), o S-PAA. Todas as nossas unidades compreendem o S-PAA, o que nos ajudou muito, principalmente na economia circular. Economizamos vapor utilizado em processo e também bagaço”, destacou Everton Luiz Carpanezi, superintendente de Operações Agroindustriais da Tereos.

LEIA MAIS > Tereos desenvolve equipamento para replantar falhas de forma mecânica

Segundo ele, todo o controle das unidades do grupo é padronizado. É um controle automático, feito a partir de um sensor digital, que é feito internamente. “Não é um sensor físico; temos um algoritmo, em todas as unidades do Brasil e também na França, temos esse processo, tecnologia brasileira, que está na França hoje” ressaltou.

Carpanezi lembrou ainda que eles também são uma fábrica de água, que vem do processo de evaporação resultante da fabricação do açúcar e comentou que o Grupo tem o compromisso, até 2030, de reduzir o consumo de água em 22%, sendo que já conquistaram, até hoje, cerca de 12%.

LEIA MAIS > SINATUB discorre sobre os desafios da bionergia