JornalCana

Feplana quer nova reunião com usinas para discutir remuneração

Os plantadores de cana querem marcar uma nova reunião com as usinas para discutir a possibilidade de alterar o modelo de remuneração por tonelada de cana entregue. “Tentarei marcar uma nova reunião para os próximos dias”, disse Antonio Celso Cavalcanti Andrade, presidente da Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil).

Os produtores estão dispostos a receber o pagamento de cana em produto. Ou seja, açúcar ou álcool, ou em preço equivalente desses produtos no mercado, segundo Andrade. O atual modelo de pagamento, vigente no Brasil desde 1998, com o fim da desregulamentação do setor, é o Consecana. Por esse atual modelo, o cálculo é feito com base no quilo médio da ATR (açúcar total recuperável). Esse índice, determinado mensalmente, leva em conta a qualidade da cana, o mix de produção das usinas e os preços alcançados pelo produto no mercado externo.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse no dia 25 de novembro, durante a reunião do setor sucroalcooleiro na Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool, em São Paulo, que está disposto a ouvir todos os lados para que a cadeia busque um entendimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram