JornalCana

Fenasucro&Agrocana – Exal investe em reutilização de CO2

Diariamente as usinas lançam grande quantidade de CO2 (dióxido de carbono), na atmosfera. Um procedimento comum no setor sucroalcooleiro e em tantos outros. No entanto o descarte deste material leva também para os ares a possibilidade de aumento do faturamento das usinas e a oportunidade de contribuir com o meio ambiente, pois o CO2 em excesso colabora para a mudança de clima do planeta.

Preocupada em encontrar soluções para estas questões, a EXAL Brasil fechou parceria com empresa brasileira, que detém tecnologia européia, para fornecimento de projeto que pode reduzir em até 100% a quantidade de CO2 lançada na atmosfera.

O sistema gera faturamento ao usineiro com a venda deste subproduto, que pode ser até mais lucrativo que a comercialização do produto principal, seja açúcar ou álcool.

O sistema consiste na recuperação do CO2 formado durante o processo de fermentação, após a retirada de álcool excedente e tratamento do gás. Uma usina de médio porte, por exemplo, pode recuperar e comercializar cerca de 3 mil Kg/h de CO2, hoje utilizado para a produção de gelo seco, extintores de incêndios e na fabricação de bebidas efervescentes, quando dissolvido sob pressão.

Com isso, investidores do setor sucroalcooleiro poderão produzir, servir e atuar no mercado de maneira sustentável com menor impacto ambiental e ainda comemorar a expansão de seus negócios, tanto com a venda do CO2 recuperado, como através da comercialização de créditos de carbono, um mercado com grande potencial, no entanto pouco explorado pelo setor.

A EXAL Brasil, fundada em 1998, atualmente ocupa lugar de destaque entre as empresas do setor sucroalcooleiro com participação expressiva no mercado de fabricação de destilarias com equipamentos funcionando em vinte países da America Latina. O portfólio produtivo da EXAL Brasil compreende a construção de destilarias e modificações em plantas instaladas, além da fabricação de componentes, construção de equipamentos para destilaria, otimização dos processos produtivos de destilação para os diferentes tipos de álcool (hidratado, anidro, neutro, cereais e solvente) e de processos de fermentação.

A fábrica da EXAL Brasil está localizada no Distrito Industrial do UNINORTE em Piracicaba, pólo nacional do setor sucroalcooleiro em São Paulo. Em 2008 a empresa adquiriu um terreno de 34.000 m² às margens da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), onde será implantada a partir de 2009 sua nova fábrica que terá capacidade produtiva cinco vezes maior que a atual.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram