
A 28ª FENASUCRO & AGROCANA superou a expectativa de geração de negócios e alcançou R$ 5,2 bilhões, confirmando o cenário otimista e mercado promissor, incentivado pelas demandas de sustentabilidade, iniciados durante a feira que foi realizada de 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho – SP.
Com um público especializado e qualificado, em 2022, a feira também teve um incremento de 15% no número projetado de visitantes e aumento de 22% em relação à edição de 2019.
Somando a isso, as rodadas de negócios internacionais – realizadas pelo Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – atraíram compradores de mais de 10 países, contaram com mais de 460 reuniões e uma previsão de negócios em torno de US$ 70 milhões.
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“São números expressivos e que reforçam o cenário promissor de que o setor de bioenergia vive uma escalada de investimentos com a geração de novos produtos, visto a demanda mundial cada vez mais forte por sustentabilidade”, afirma o diretor da feira, Paulo Montabone. “Nesta edição mostramos como o Brasil é a vanguarda da tecnologia bioenergética ao expor o presente do setor, com o biogás, e apontar seu futuro por meio do diesel verde, por exemplo”, completa.
Para o presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Luís Carlos Júnior Jorge, a feira foi sucesso um absoluto.
“Os cerca de 300 expositores, a quem agradecemos a credibilidade e confiança, contribuíram de forma significativa para que a feira fosse incrivelmente bem produzida. Nossas parcerias com a STAB, Copersucar, UNICA, UDOP, DATAGRO, LIDE Ribeirão Preto, entre outras, produziram uma programação de conteúdo que estimulou o que chamamos de feira de reencontro, com grande presença de técnicos das unidades produtoras, refletindo e impactando na visitação aos estandes e, consequentemente, oportunizando novos negócios, de melhorias de tecnologias, fabricação de máquinas e equipamentos, bem como contratação de serviços especializados”, sinaliza.
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Segundo Júnior, a renovação antecipada de contratos e a procura de outras empresas por espaços comprovam a satisfação dos expositores, dando um indicativo de que em 2023 a feira será ainda maior.
Bons negócios
Alexandre dos Reis, diretor geral da SEW-EURODRIVE BRASIL E AMÉRICA LATINA, afirma que a participação na feira foi especialmente bem-sucedida. “Fechamos diversos negócios e recebemos manifestações de interesse concreto para fechar negócio no curto prazo, de uma variedade ampla de clientes no Brasil e em países da América do Sul e América Central”, afirma.
“Nosso estande recebeu a visita de todos os maiores players do setor, tanto do Brasil quanto comitivas internacionais. Isto comprova a relevância internacional da feira para o setor de bioenergia e, mais uma vez, nos mostrou como as diversas soluções da SEW atendem bem as demandas deste segmento”, completa.
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Bernardo Câmara Neto, diretor financeiro e administrativo da Citrotec, destaca o público qualificado que a feira recebe. “Tínhamos uma expectativa grande de como seria o retorno à feira presencial depois de quase três anos e foi muito positivo. Recebemos boas visitas em nosso estande, em que iniciamos conversas que devem se concretizar nos meses seguintes, com bons resultados”, afirma. “O mercado está consolidado e aquecido para o fabricante de equipamentos da área de bioenergia. Por isso, a presença na feira se faz necessária”, garante.
Desempenho expressivo
De acordo com Carlos Vieira, gerente comercial da MAUSA, a situação econômica do mercado atual, impulsionada pela pandemia, fizeram com que a feira tivesse um desempenho além do esperado pela empresa.
“O preço das commodities trouxe segurança aos empresários do setor. E a feira dá uma experiência junto aos fornecedores de discutir aumento da produtividade, eficiência e também a parte de automatização, atreladas à indústria 4.0”, explica.
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“Além de um clima muito positivo, tivemos muitos negócios gerados, a maioria para expansão da produção de açúcar e etanol. Assim, esperamos que a boa situação perdure e possamos continuar gerando mais e mais negócios para o maior e mais importante segmento nacional”, complementa.
Eder Valter Marques Pereira, gerente Açúcar e Etanol da Fundição Moreno, também fez uma avaliação muito positiva da exposição dos produtos e tecnologias da empresa na feira. “Tivemos um nível muito alto de visitantes, de relevância do mercado sucroalcooleiro, e estamos confiantes na concretização de vendas de novos projetos e na expansão, principalmente, do mercado sul-americano. Com certeza estaremos presentes em 2023”, conclui.
Em 2023, a FENASUCRO & AGROCANA acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho – SP.