JornalCana

Feira de tecnologias limpas reúne empresários na França

Empresas e instituições brasileiras do setor de tecnologia limpa podem participar da missão ao Salão Pollutec 2005, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento, que será realizado em Paris de 29 de novembro a 2 de dezembro, é o maior evento de tecnologias limpas da França.

Neste ano, 1,5 mil eco-industriais vão apresentar técnicas e serviços de prevenção e de tratamento de todos os tipos de poluição para um público estimado de 40 mil pessoas. Os temas abordados durante o evento são: distribuição e tratamento da água; lixo e reciclagem; equipamentos para análise e monitoramento; tratamento de gases poluentes; energia renovável e energia limpa; saúde; produtos e serviços para a redução de poluição sonora; e desenvolvimento de softwares.

Aproveitando as comemorações do Ano do Brasil na França, o Salão Pollutec vai contar com um seminário apresentado por palestrantes brasileiros e franceses, abordando temas relacionados a meio-ambiente e às oportunidades de negócios no Brasil, além de workshops em áreas como mudanças climáticas, tratamento de resíduos, energias alternativas e saneamento ambiental. Neste ano, a CNI contará ainda com o estande “Brasil Industrial”, que servirá de base para apoio aos empresários e instituições brasileiras na feira.

Paralelamente à feira, será realizado o encontro setorial Ecoetape, no âmbito do Programa AL-Invest, da Comissão Européia. Na ocasião, empresas e instituições brasileiras participarão de rodadas de negócios com entidades européias, em que poderão ser negociados acordos comerciais, de transferência de tecnologia, assistência técnica, capacitação, joint-ventures e projetos de investimento.

” O crescimento significativo desse setor no Brasil, nos últimos cinco anos, se deve, principalmente, à criação de núcleos de produção mais limpa, coordenados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em vários estados. A tendência é que, cada vez mais, pequenas e médias empresas invistam na implantação de programas de produção mais limpa, devido às exigências da legislação ambiental”, afirma Alexandre Mello, da área de Competitividade Industrial da CNI. “Nos próximos anos, a empresa que estiver trabalhando com um programa de Produção Mais Limpa colherá frutos econômicos e ambientais”, conclui.

A Firjan já participa do evento há quatro edições e levou cerca de 50 empresas ao Pollutec. “Durante esse tempo já realizamos aproximadamente 450 reuniões de negócios com empresas européias”, disse Luiz Cláudio Leite, gerente do Eurocentro e Centro Internacional de Negócios da Firjan.

Mais informações pelo eurocentro@firjan.org.br. (Agência CNI)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram