JornalCana

Federação goiana inicia estudo produtivo de agronegócios

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), em parceria com o Fórum Empresarial Goiano, governos estadual e federal e as principais universidades do estado, lança nesta sexta-feira, 3 de junho, das 8h00 às 11h00, o projeto Construindo Juntos o Futuro do Agronegócio em Goiás. O evento dá continuidade às ações do Mapa Estratégico da Indústria Goiana – Goiás 2020, elaborado pela FIEG no ano passado.

A programação inclui pronunciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo, além da apresentação do projeto, pelo presidente do Conselho Temático de Agronegócios da FIEG, Igor Montenegro, e pronunciamento do presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira. Serão assinados os termos de cooperação e no encerramento será apresentada a palestra Cenários e Perspectivas do Agronegócio, com o consultor José Carlos Hausknecht.

O projeto prevê o estudo das cadeias produtivas do agronegócio com a construção de um diagnóstico estratégico desdobrado em metas, objetivos, indicadores e planos de ação. O objetivo principal é avaliar as possibilidades de adensamento das cadeias produtivas do agronegócio e sugerir um conjunto articulado de medidas estratégicas de ação a serem implementadas nos próximos anos.

Em 2011 está previsto o estudo das cadeias produtivas dos setores sucroenergético (açúcar e etanol), laticínios, grãos (milho e soja) e carnes (bovina, suína, aves e couro). No ano que vem o projeto será concluído com o estudo das cadeias de grãos e fibras

(arroz, feijão, sorgo, trigo, girassol e café), alimentos e bebidas, algodão, florestas plantadas (eucalipto e seringueiras), fertilizantes e máquinas agrícolas.

“Nas próximas décadas, o mundo passará por uma profunda mudança. Crescimento da população em mais de 2,2 bilhões de habitantes, aumento da população urbana, que chegará a 6 bilhões de pessoas, e um forte incremento do PIB dos países em desenvolvimento. Ess es fatos contribuirão para o grande aumento da demanda por alimentos”, explica Igor Montenegro.

Ele ressaltou que, em estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é apontado como uma grande fronteira agroindustrial no planeta. “Esta pesquisa indica que o nosso país precisa aumentar em pelo menos 40% a produção agroindustrial até 2019”, reforça o presidente do Conselho do Agronegócios da FIEG. De acordo com Montenegro, esse cenário apresenta grandes oportunidades para o desenvolvimento sustentável de Goiás.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram