JornalCana

FBA/Univalem faz primeiro carregamento de açúcar pela Hidrovia Tietê-Paraná

A Usina FBA/Univalem , de Valparaíso, empresa do Grupo Cosan, realiza entre hoje (17 de dezembro) e sexta-feira o primeiro teste para carregamento e transporte de açúcar VHP tipo exportação utilizando-se da Hidrovia Tietê-Paraná. A experiência visa detectar quais são as vantagens da utilização da hidrovia no transporte de açúcar para o Porto de Santos, responsável pela maior parte das exportações de açúcar brasileiro.

Segundo o coordenador administrativo da FBA/Univalem Rogério Nogueira Alves o embarque de açúcar consiste em quatro fases distintas. A primeira delas, que começa na tarde de hoje, consiste na chegada da barcaça ao Porto Fluvial de Araçatuba com 80 contêineres que serão transportados por caminhões até a Univalem (segunda fase), onde receberão a carga de açúcar e posteriormente levarão de volta até o píer de Araçatuba (terceira fase), onde voltam para a barcaça, que seguirá até Jaú na Usina Diamante, também do Grupo Cosan, de onde seguem por rodovias até o Porto de Santos (quarta fase).

“Acreditamos que haja uma diminuição significativa de gastos no que se refere ao transporte, mas somente poderemos precisar qual será esse resultado ao término de toda a operação, programada para o início da próxima semana”, disse Alves.

A Cosan é o primeiro grupo a utilizar-se da Hidrovia Tietê-Paraná para o transporte de açúcar, bem como foi o primeiro grupo a utilizar a hidrovia para o transporte de cana na região de Jaú.

Na manhã de sexta-feira (19 de dezembro) autoridades e diretores da FBA/Univalem e do Grupo Cosan estarão no píer de Araçatuba para verificar como foi a operação em suas fases iniciais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram