JornalCana

Fazendeiros preparam o terreno

Cerca de 40 mil produtores rurais se reuniram e criaram o movimento “Brasil verde que alimenta”, para acompanhar de perto as votações referentes ao Código Florestal no Congresso. Composto, em sua maioria, por pequenos e médios produtores rurais, o grupo pretende esclarecer os parlamentares de sua realidade para que não deixem de fora da legislação as suas necessidades. O lançamento oficial do grupo será na quarta-feira, durante o 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, no Senado.

“Queremos mostrar à sociedade que os fazendeiros são os mais interessados em preservar o meio ambiente. Nós dependemos dele para produzir, e produzimos alimentos para todos os brasileiros”, destaca Paulo Junqueira, produtor rural de Ribeirão Preto (SP).

Uma das reivindicações do grupo é aprovar o Código Florestal o mais rapidamente possível. “Vivemos hoje um cenário de insegurança jurídica”, pondera o também produtor Almir Rebelo. Consolidado em 1965, o Código Florestal atual sofreu diversas modificações por meio de portarias e decretos. Situação que, segundo Almir, em alguns casos, os enquadrou até como criminosos ao continuar produzindo da maneira a que estavam acostumados. “O governo, durante muito tempo, incentivou que nós plantássemos arroz em várzeas, inclusive com subsídios. Aí uma mudança no Código Florestal determinou que isso era crime”, exemplifica.

O movimento dos produtores pede que as áreas de reserva legal e de preservação permanente não sejam alteradas para quem já está produzindo. “Aquele que abriu uma área de plantio e na época estava dentro da lei, não pode ser prejudicado por mudanças posteriores”, defende Ismael Silva, também produtor rural. Dados da “Brasil verde que alimenta” revelam que, caso os limites sejam aprovados como estão, seria necessário replantar uma área equivalente ao que o estado de São Paulo produz de cana de açúcar. Segundo os produtores, reduziria-se a área de plantio em 24% para obter um ganho de apenas 6% na vegetação nativa, com o impacto de 0,44% na vegetação mundial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram