JornalCana

Fapesp realiza simpósio sobre etanol de 2ª geração

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) promoverá nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo, o I Simpósio sobre Etanol Celulósico. O evento acontece a partir das 9h na sede da fundação e faz parte do programa de Pesquisa em Bioenergia (Bioen).

O objetivo é discutir métodos genéticos e bioquímicos para obtenção de etanol a partir da celulose da cana-de-açúcar. Os pesquisadores estudam formas de alterar a estrutura das paredes das células da cana através de enzimas para obtenção de açúcares fermentáveis utilizados na produção de etanol.

A programação científica será aberta nesta terça-feira (9) pelo diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, e pelo professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Buckeridge, organizador do evento.

A conferência de abertura vai discutir o papel da biomassa na matriz energética mundial e será apresentada pelo físico José Goldemberg, do Centro Nacional de Referência em Biomassa, vinculado ao Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. Em seguida, Buckeridge falará sobre os estudos que buscam separar a parede da célula vegetal para obtenção de energia.

No segundo dia do simpósio, o pesquisador da Universidade Purdue, Nicholas Carpita, fará uma palestra, no sistema de videoconferência, sobre o milho como modelo genético para o aperfeiçoamento de plantas bioenergéticas. Em seguida, o professor da Universidade Rutgers, Eric Lam, vai demonstrar a produção de uma planta mais fermentável com o uso de técnicas da engenharia genética.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3838-4216/4006.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram