JornalCana

Fapesp promove 1º Simpósio Sobre Etanol Celulósico

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) promoverá, nos dias 9 e 10 de setembro, a primeira edição do Simpósio sobre Etanol Celulósico (1st Symposium on Cellulosic Ethanol). O evento ocorre como parte do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), na linha de pesquisa de Biomassa para Bioenergia.

O objetivo é definir estratégias para obtenção de etanol a partir da celulose da cana-de-açúcar por meios genéticos e bioquímicos. As estratégias que serão discutidas no encontro incluem métodos para tornar e alterar a estrutura das paredes das células da cana-de-açúcar (formadas por microfibrilas de celulose, que envolvem as células) e para seleção de enzimas capazes de atacar essas paredes para obtenção de açúcares fermentáveis utilizados na produção de etanol.

A programação científica será aberta por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da fundação, e Marcos Buckeridge, organizador do evento e professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

A conferência de abertura, intitulada “The role of biomass in the worlds energy matrix” (O papel da biomassa na matriz energética mundial), será proferida pelo físico José Goldemberg, do Centro Nacional de Referência em Biomassa, vinculado ao Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. Na seqüência, Buckeridge falará sobre “Disassembling the plant cell wall to obtain energy” (Separando a parede da célula vegetal para obter energia).

Entre as palestras do segundo dia estão “Maize as a genetic model for the improvement of bioenergy grasses” (Milho como modelo genético para o aperfeiçoamento de plantas bioenergéticas), com Nicholas Carpita, da Universidade Purdue, que falará por meio de videoconferência, e “Making a more fermentable plant via genetic engineering: a progress report” (Produzindo uma planta mais fermentável através da engenharia genética), com Eric Lam, da Universidade Rutgers.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram