JornalCana

FAO prevê demanda maior por cereais

A demanda mundial por cereais irá ultrapassar a oferta em 2006/07, o que poderá levar a preços altos e voláteis, afirmou a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) em relatório divulgado nesta quinta-feira.

“Com base em indicações recentes, várias commodities agrícolas podem passar por meses de instabilidade ainda maior. Na maioria dos casos, os fundamentos apontam para ganhos ainda mais amplos”, diz o relatório.

No mais recente relatório intitulado “Food Outlook”, a FAO afirmou que os preços do açúcar devem continuar firmes depois das máximas atingidas em fevereiro.

A FAO está prevendo uma diminuição de 10 milhões de toneladas na produção mundial de trigo este ano com a perspectiva de forte demanda devendo impulsionar os negócios em 2006/07 para 110 milhões de toneladas. 2006/07 deve mostrar uma queda acentuada nos estoques finais, assim como na proporção entre estoques e uso para um nível relativamente desconfortável de 25 por cento, o mais baixo em mais de três décadas.

Com isso, a previsão é de que os preços do trigo devem se manter em geral altos e voláteis na nova temporada”. O mesmo deverá ocorrer com a produção global de açúcar em 2005/06: 149,7 milhões de toneladas, aumento de 3 por cento em relação a 2004/05. Mas o consumo deverá ser maior: 149,9 milhões de toneladas, aumento de 1,9% mais. Com isso, os preços devem continuar firmes e estáveis ao redor dos níveis atuais a não ser que sejam registradas condições climáticas extremas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram