Mercado

Fábrica lusa utiliza planta brasileira para produzir biodiesel

Uma empresa portuguesa introduziu o vegetal tropical pinhão manso (jatropha curcas), originário do Brasil, para produção de biodiesel, afirmou à agência Lusa o proprietário da primeira unidade de produção deste combustível no país, João Cardoso.

Segundo Cardoso, a planta é “muito utilizada na Índia e no Brasil para a produção de biodiesel, tendo excelentes rendimentos e capacidade de várias produções por ano, sem necessidade de grandes recursos hídricos”.

O proprietário da empresa de Torres Novas (centro de Portugal) afirma que foram plantados cerca de cinco mil metros quadrados do vegetal para testar a capacidade produtiva do óleo da jatropha. Está previsto o aumento da área de cultivo para 50 mil metros quadrados até ao final do ano.

As sementes foram importadas do Brasil para aumentar a capacidade produtiva em Portugal. A planta de origem sul-americana é uma alternativa de cultura ao girassol e à soja, com a vantagem de ser menos exigente em termos de riqueza de nutrientes no solo. De acordo com Cardoso, o vegetal é ideal para ser produzido na região.

O proprietário da fábrica de biocombustível de Torres Novas já assinou um acordo com a Escola Superior Agrária de Beja para o estudo e acompanhamento técnico de uma plantação de jatropha em Portugal.

Além do Brasil, os países que mais investem na produção da planta são Índia, Moçambique e Paquistão

Banner Revistas Mobile