Mercado

Fábrica de resina verde terá usina como parceira

O novo projeto de plástico verde da Braskem para a produção de polipropileno deverá ser em parceria com uma companhia sucroalcooleira, informou Carlos Fadigas, CEO da petroquímica.

A segunda fábrica de resina verde da companhia será diferente do conceito da primeira unidade industrial, erguida em Triunfo (RS) e em operação desde o fim do ano passado para a produção de polietileno verde. Na primeira fábrica, a Braskem fechou contratos de fornecimento de etanol com vários grupos produtores de álcool para a industrialização da resina, como Cosan, ETH Bioenergia e Açúcar Guarani, controlado pela Tereos.

Segundo Fadigas, a segunda fábrica da companhia será instalada no mesmo complexo produtor de álcool, em local ainda a ser definido na região Centro-Sul do Brasil. A empresa está em negociações para a escolha desse parceiro que deverá tocar o projeto junto com a petroquímica.

O mercado de álcool para as indústrias petroquímicas deve superar 2 bilhões de litros anuais a partir de 2012, segundo especialistas do setor.

Na semana passada, a Dow Chemical anunciou que deverá levar adiante o projeto de resina verde no Brasil em parceria com a trading japonesa Mitsui. A fábrica do grupo deverá ser construída em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. (MS)

Banner Revistas Mobile