JornalCana

Fábio Venturelli é o ´Executivo de Valor 2012´ pelo setor sucroenergético

O presidente de um dos mais tradicionais representantes do setor sucroenergético brasileiro, o Grupo São Martinho, foi escolhido pelo diário de negócios Valor Econômico como o principal executivo de 2011 do setor. Fábio Venturelli recebeu o prëmio “Executivo de Valor 2012” no dia 07 de maio, juntamente com executivos representando outros 23 setores da economia, durante cerimônia de entrega da 12a edição da premiação, realizada no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.

“Trata-se de um justo reconhecimento para um profissional que tem agregado valor e prestígio não apenas para nosso associado, o Grupo São Martinho, mas para o setor sucroenergético como um todo,” afirma o diretor técnico e presidente interino da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Representantes de nove empresas especializadas em selecionar executivos participaram do juri que escolheu os vencedores. Nove dos 24 premiados foram selecionados pela primeira vez este ano. O diretor-presidente do Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, e a diretora de redação, Vera Brandimarte, foram os responsáveis pela entrega dos prêmios.

Desde seu início, em 2000, o “Executivo de Valor” já premiou 122 executivos de empresas com operações no País. Na edição passada, o então presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich, foi o destaque na categoria açúcar e etanol.

Currículo de peso

Graduado em Engenharia de Produção em 1988 pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), Venturelli completou o MBA em 1991 pela Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e em 2000 pelo INSEAD em Fontainebleau, França. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa, gerenciamento de negócios globais e gerenciamento comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, ele traz na bagagem experiência internacional e ampla familiaridade com a gestão de empresas nacionais e internacionais.

Sua carreira foi construída na Dow Química, onde ocupou cargos no Brasil e nos Estados Unidos entre 1989 e 2007, entre eles o de diretor global de negócios e diretor corporativo de desenvolvimento estratégico. Além da presidência do Grupo São Martinho, um dos principais produtores de açúcar e etanol do País, Venturelli ocupa também a presidência da Nova Fronteira Bioenergia, joint-venture do Grupo São Martinho com a Petrobras Biocombustivel que tem como principal objetivo ampliar a produção de etanol na região Centro-Oeste. Ele participa ainda dos conselhos de administração da SMA (São Martinho Amyris) e Nova Fronteira.

Lista de premiados – “Executivo de Valor 2012”

Alessandro Carlucci – Natura – Higiene e Limpeza

André Esteves – BTG Pactual – Bancos e serviços financeiros

André Gerdau Johannpeter – Gerdau – Siderurgia e Metalurgia

Antonio Carlos Valente – Telefônica/Vivo – Telecomunicações

Carlos Fadigas de Souza – Braskem – Indústria química e petroquímica

Cledorvino Belini – Fiat – Veículos e peças

Fabio Hering – Hering – Têxtil, couro e vestuário

Fabio Schvartsman – Klabin – Papel, papelão e celulose

Fabio Venturelli – São Martinho – Açúcar e álcool

Harry Schmelzer Jr. – Weg – Máquinas e equipamentos industriais

Hélio Rotenberg – Positivo – Tecnologia da informação/indústria

Heraldo Marchezini – Sanofi-Aventis – Indústria farmacêutica e serviços médicos

Jayme Garfynkel – Porto Seguro – Seguros

João Castro Neves – Ambev – Bebidas e fumo

José Antonio do Prado Fay – BRF Foods – Alimentos

José Antonio Grabowsky – PDG Realty – Indústria da construção

José Drummond Júnior – Whirlpool – Eletroeletrônica

Laércio Cosentino – TOTVS – Tecnologia da Informação/Serviços

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza – Comércio/Varejo e atacado

Marcelo Bertini – Cinemark – Entretenimento, hotéis, restaurantes

Murilo Ferreira – Vale – Mineração

Renato Alves Vale – CCR – Logística e transportes

Wesley Batista – JBS – Agricultura

Wilson Ferreira Jr. – CPFL – Energia elétrica

Unica

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram