JornalCana

Exportadores de açúcar vão à OMC questionar extra-cota da UE

Exportadores de açúcar do Brasil, Austrália e Tailândia se reúnem nesta quinta-feira (18) com autoridades da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Genebra, para questionar a decisão de produtores europeus e de alguns estados-membros da União Europeia (UE) em aumentar as exportações de açúcar acima da cota estabelecida.

A comissão executiva da União Europeia anunciou as exportações de açúcar extra-cota no ano comercial de 2009/10, no final de janeiro, quando os preços atingiram o maior patamar em quase três décadas. Na ocasião, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) contestou a decisão através de uma carta enviada à Comissária de Agricultura da Comissão Europeia, Mariann Fischer Boel.

A Unica afirma que o excedente de produção que a UE enfrenta atualmente é resultado de estoques de açúcar acumulados durante as últimas safras, quando o preço mundial do produto estava inferior ao da UE.

A “circunstância excepcional”, segundo a Unica, não deve provocar mudança de parâmetros. “A UE está tentando exteriorizar seus problemas de excedentes no mercado mundial, quando este excesso do açúcar poderia ser bem utilizado por consumidores domésticos, como as indústrias de fermento, química e de biocombustíveis”, disse o presidente da entidade, Marcos Jank.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram