JornalCana

Exportações pernambucanas devem crescer na safra 2003/2004

As exportações pernambucanas de açúcar ao longo da safra 2003/2004 devem alcançar aproximadamente 650 mil toneladas métricas, volume cerca de 10% superior ao registrado na safra passada. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, os estoques de açúcar no terminal açucareiro do Porto do Recife já chegam a 120 mil toneladas métricas. “Estamos no primeiro mês de moagem da cana e já estamos com estoques que equivalem a algo entre 19% e 20% de todo o volume projetado para exportação nesta safra. A cadência, neste caso, está bastante rápida”, observa Cunha.

De acordo com Cunha, a cadência maior no ritmo da produção de açúcar destinado ao mercado internacional tem como um de seus componentes principais a concorrência da oferta do produto originário do Centro-Sul no mercado interno regional. A queda nos preços no mercado interno também tem influenciado na decisão dos produtores de ampliar as vendas internacionais.

“O mercado externo vem se mantendo equilibrado. Além disso, este mercado garante maior liquidez que o mercado interno. Isso acaba por financiar o produtor”, explica. A saca que já chegou a ser comercializada por R$ 35,00 em abril hoje está sendo negociada na Região Nordeste por cerca de R$ 27,00, em média, uma queda de quase 25%.

Apesar da queda nos preços, o Sindaçúcar-PE acredita que os volumes e os preços praticados no mercado interno devem crescer com a proximidade do final do ano. Nesta época tradicionalmente, o consumo aumenta e o término da safra no Centro-Sul deve ampliar o potencial do açúcar nordestino junto ao mercado das várias regiões do País.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram