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Exportações do Estado de São Paulo no 1º semestre crescem acima da média nacional

Vendas para o exterior, principalmente para EUA e China, movimentaram US$ 33,2 bilhões

Exportações do Estado de São Paulo no 1º semestre crescem acima da média nacional

As exportações do Estado de São Paulo fecharam o primeiro semestre com alta de 1,9%, apontam dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

As vendas para o exterior movimentaram US$ 33,2 bilhões, cerca de US$ 700 milhões a mais que no mesmo período do ano passado.

O desempenho de São Paulo foi melhor e ajudou a puxar a média nacional, já que as exportações brasileiras cresceram apenas 1%. Além disso, o Estado respondeu, sozinho, por 20,5% das vendas do país para o exterior.

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As duas maiores economias do mundo foram também os principais destinos das exportações paulistas: Estados Unidos, que compraram US$ 5,4 bilhões em mercadorias do Estado, e China, com embarques na casa de US$ 4,6 bilhões.

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), conta com escritórios internacionais nos dois países, que atuam para apoiar empresas paulistas que querem exportar para os mercados norte-americano e asiático. Também há unidades na Alemanha e nos Emirados Árabes, que cobrem toda a Europa e o Oriente Médio.

O levantamento ainda mostra uma pauta diversificada, uma vez que São Paulo exporta desde commodities agrícolas até equipamentos de alta tecnologia. Entre os principais produtos vendidos pelo Estado para o exterior no primeiro semestre estão: veículos, carnes, soja, aeronaves, óleos, celulose, sucos, equipamentos de engenharia civil, açúcares e melaços.

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Mil empresas capacitadas para exportação

Para ampliar as vendas paulistas para o exterior, até o fim do ano o Governo de SP deve chegar a cerca de mil empresas de micro, pequeno e médio porte capacitadas para exportação pelo Exporta SP.

Fruto de parceria entre a SDE e a InvestSP, o programa é totalmente online, gratuito e tem duração de quatro meses, período no qual os empreendedores participam de aulas coletivas e mentorias individuais, que permitem debater as necessidades específicas de cada negócio com um especialista.