JornalCana

Exportações americanas de etanol em queda nesta temporada

img6464

Maxwell Thomassen

As exportações norte-americanas de etanol devem ser reduzidas em 2013, mas se o clima não atrapalhar a produção, como ocorreu no ano passado, os números voltarão a subir em 2014. Essa foi a avaliação de especialistas entrevistados pelo JornalCana. A principal razão apontada para essa queda foi a alta do milho, causada principalmente pela seca que assolou as plantações do grão no ano passado, reduzindo a disponibilidade de matéria-prima.

Segundo dados da RFA (Renewable Fuels Association) as exportações americanas caíram um terço de janeiro a fevereiro deste ano, chegando a um total de 42,5 milhões galões de etanol desnaturado e não desnaturado. Uma redução de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A estimativa da associação é de que os Estados Unidos estejam a caminho de exportar algo em torno de 550 a 650 milhões de galões até o final do ano. Em 2012, o número chegou a 739 milhões de galões de etanol. “Essa queda era esperada devido a estiagem de 2012 que causou uma redução de matéria -prima, o que fez o preço do grão saltar. Portanto, a produção de etanol caiu e consequentemente houve menos excedente para ser exportado”, resumiu o vice-presidente de Pesquisas e Análises da RFA, George Cooper.

Já na opinião de Maxwell Thomassen, responsável pelos combustíveis renováveis da trade norte-americana CHS Inc., o motivo da queda nas exportações não foi somente a alta do milho, mas as restrições europeias ao produto produzido nos EUA. “Atualmente as exportações do biocombustível estão decrescendo ano a ano e uma das principais razões é a tarifa anti-dumping imposta ao etanol americano importado para a Europa”, afirmou.

Recentemente, a Comissão Europeia aprovou a imposição de uma tarifa antidumping de 9,6 por cento em todo o etanol proveniente dos Estados Unidos, alegando que os exportadores americanos vendem o biocombustível a preços ilegalmente baixos, após receber subsídios. A tarifa entrou oficialmente em vigor em 23 de fevereiro deste ano.

img6466

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram