Mercado

Exportação de etanol cai 43% em janeiro

A exportação de etanol no Brasil caiu no mês de janeiro por conseqüência da redução do consumo nos Estados Unidos. Por outro lado, o país tem a chance de aumentar a exportação de açúcar, por causa da quebra da produção na Índia, que é o 2º maior produtor mundial.

A queda nas exportações de álcool interrompe uma tendência de crescimento de três anos: Em janeiro, o Brasil exportou 191 milhões de litros, 43% menos que em dezembro do ano passado. A redução foi provocada pela retração da demanda internacional. Europa, Ásia e principalmente Estados Unidos compraram menos.

A consequência disso é que as usinas devem inverter a tendência dos últimos três anos. Na safra de 2009, que começa no mês que vem, elas devem destinar mais cana para a produção de açúcar e menos para a produção de álcool.

De matéria-prima, o setor vai bem. Na última safra, foram moídos 500 milhões de toneladas de cana, 16% a mais que em 2007. Nos cálculos da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), o abastecimento do mercado interno não corre risco.

Segundo a entidade, o estoque de etanol é suficiente para atender também o mercado externo.

Banner Revistas Mobile