Mercado

Exportação de etanol aumentou 404% em 2008

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou nesta segunda-feira que a empresa comercializou 605 mil metros cúbicos de etanol (o equivalente a 605 milhões de litros) em 2008 com os mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Isso representou um aumento de 404% em relação ao volume negociado em 2007. A declaração foi dada na abertura do Seminário de Biocombustíveis, promovido pelo Infoglobo, no Copacabana Palace.

” Ao fim de 2008, esse resultado se mostra bastante positivo, com o mercado de biodiesel plenamente atendido e funcionando normalmente “

Do volume total de etanol comercializado pela Petrobras em 2008, 117 mil metros cúbicos foram destinados à Ásia. Segundo o diretor de Abastecimento da empresa, as exportações brasileiras do biocombustível devem continuar crescendo em 2009, com a diversificação dos mercados.

Leia também: consumo de combustíveis cresceu 3,2% até novembro.

– A Petrobras venceu recentemente a primeira licitação para fornecimento de etanol à Costa Rica, de uma carga para entrega em janeiro de 2009 – citou Paulo Roberto Costa, como exemplo dos novos mercados do biocombustível.

Veja ainda: Petrobras teme a concorrência do etanol de celulose.

O executivo também lembrou que 2008 foi um ano importante para a produção de biodiesel no Brasil. Já existem, segundo ele, 72 unidades produtoras registradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e outras 33 estão sendo analisadas. Atualmente, a Petrobras já produz biodiesel em duas unidades, Candeias e Quixadá. Até o iníco de 2009, a unidade de Montes Claros também começará a produzir.

– Ao fim de 2008, esse resultado se mostra bastante positivo, com o mercado de biodiesel plenamente atendido e funcionando normalmente – acrescentou o diretor da Petrobras.

Banner Revistas Mobile