JornalCana

Exportação de açúcar do CS crescerá 12% em 13/14, diz Macquarie

As exportações de açúcar do centro-sul do Brasil devem aumentar para 25,5 milhões de toneladas em 2013/14, alta de cerca de 12 por cento ante o volume estimado para a atual temporada, o que vai ajudar a reduzir ainda mais os preços globais, disse um analista do Macquarie Bank nesta terça-feira.

A previsão da instituição para 2012/13 é de 22,7 milhões de toneladas.

O preço médio do açúcar bruto em 2013/14, safra que começa em abril, foi estimado em 16 centavos de dólar por libra-peso, comparado com os preços atuais de aproximadamente 19 centavos por libra-peso, disse Kleber G. Andrioli, analista de açúcar e etanol do banco, em intervalo de conferência em Nova Délhi.

“O Brasil será ele mesmo uma razão para preços de açúcar globais mais baixos, que podem ficar em cerca de 16 centavos por libra-peso em 2013/14”, disse ele.

O contrato futuro do açúcar bruto para outubro em Nova York operava em leve queda nesta terça-feira, a 19,40 centavos por libra-peso, por volta das 8h40 (horário de Brasília), após atingir mínima de dois anos para o contrato de primeiro vencimento, a 18,81 centavos na quinta-feira.

O custo da produção de açúcar no Brasil subiu de maneira estável devido a despesas com mão de obra, regulamentações ambientais e transporte, logo que os preços estavam caindo, acrescentou Andrioli.

“Por conta dos preços baixos, haverá momentos difíceis para a indústria, pois as margens ficarão apertadas”, disse ele.

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil, maior produtor e exportador mundial da commodity, deverá aumentar para 35,8 milhões de toneladas em 2013/14, contra 32,8 milhões de toneladas há um ano, disse Andrioli.

“A principal razão por trás do aumento de produção em 2013/14 é a melhor produtividade (da cana). A produtividade deve subir até 3 toneladas por hectare”, disse ele.

A Organização Internacional de Açúcar (OIA) espera excedente global de açúcar de 5,86 milhões de toneladas na temporada de outubro de 2012 até setembro de 2013, ante o excedente da temporada anterior de 5,19 milhões de toneladas.

Reuters

Autor: Mayank Bhardwaj e Ratnajyoti Dutta

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram