JornalCana

Exportação de açúcar cairá no início do ano; preços do álcool seguem firmes

A oferta de açúcar para exportação no Centro-Sul do Brasil nos primeiros quatro meses deste ano será menor que a do mesmo período do ano passado. A consultoria Datagro estima uma disponibilidade da matéria-prima de 2,7 milhões de toneladas, já levando em consideração uma produção esperada de 1,9 milhão de toneladas até 30 de abril. No mesmo período do ano passado, o volume embarcado foi de 4,87 milhões de toneladas.

Os preços do açúcar, que registraram aumento da ordem de 130% no mercado internacional em 2009, tendem a continuar firmes este ano, segundo o banco Barclays Capital.

Para o álcool, o cenário não é diferente. A oferta do combustível também continuará apertada durante a entressafra, mesmo com a redução da mistura de álcool na gasolina dos atuais 25% para 20%, que entra em vigor em 1o de fevereiro até 1o de maio. A tendência que a migração do consumo de etanol para a gasolina continue.

O estoque de passagem de álcool combustível para 1o de maio está estimado em 1,3 bilhão de litros, volume suficiente para 18 dias de consumo, segundo informações da consultoria Datagro. Na safra 2009/10, os estoques de passagem para o mesmo período eram suficientes para 10 dias.

Na sexta-feira, os preços do álcool combustível fecharam em alta, segundo levantamento semanal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O anidro fechou a R$ 1,2892 o litro (sem impostos), com aumento de 2,4% sobre a semana anterior. O litro do hidratado encerrou a R$ 1,1892 (sem impostos), elevação de 1,87%.

Na semana encerrada no dia 15 de janeiro, o álcool combustível era competitivo apenas em três Estados do Brasil e Distrito Federal, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins mantinham-se competitivos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram