JornalCana

Exportação cresce 22,5% no mês e importação, 19,9%

Apesar do resultado semanal desfavorável para as exportações, o embarque de produtos brasileiros ao exterior continua em franca expansão na comparação anual. Conforme nota do Ministério do Desenvolvimento, a média de exportações no mês está – até o dia 27 – em US$ 604,5 milhões, valor 22,5% maior que a média de igual período do ano passado.

A expansão é vista em todos os três setores da economia. Os semimanufaturados lideram, com crescimento de 62,8%. O alumínio bruto, ferro e aço, ligas de alumínio, açúcar bruto, celulose, couros e peles, ferro-ligas e madeira serrada lideram as vendas ao exterior.

No grupo dos manufaturados, o aumento é de 20,3%, com destaque para álcool etílico, óleos combustíveis, gasolina, aparelhos transmissores e receptores, chassis com motor, polímeros plásticos, motores para veículos, bombas e compressores, açúcar refinado e autopeças. Entre os básicos, o crescimento foi de 14,8% na comparação com agosto de 2005. Nesse caso, o aumento foi liderado por minério de ferro, fumo em folhas, carnes bovina, suína e de frango, café em grão, petróleo bruto e farelo de soja.

Nas importações, a média diária de agosto cresceu 19,9%, para US$ 401,0 milhões. Na comparação anual, os destaques ficaram com a compra de cobre e suas obras (+166,5%), adubos e fertilizantes (+64%), siderúrgicos (+55,4%), farmacêuticos (+50,6%), veículos automóveis e partes (+29,8%), plásticos e obras (+19,3%) e equipamentos elétricos e eletrônicos (+16,5%).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram