JornalCana

Expoagro Afubra mostra micro usina de etanol

A nona edição da Expoagro Afubra foi aberta ontem (4), em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de incentivar a diversificação de culturas e atividades no meio rural. A feira, considerada uma das maiores do país voltada à agricultura familiar, vai até sexta-feira, no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow.

Em 20 hectares de parque, os visitantes podem conferir mais de 270 expositores de produtos, máquinas, serviços e lavouras demonstrativas. Este ano, a área destinada às agroindústrias, passou de 40 para 60 espaços e deve reunir cerca de 100 famílias rurais.

O pavilhão da Agroenergia, construído em 600 m², abriga máquinas e equipamentos do setor. Nele foi instalada uma micro usina de etanol e uma usina de biodiesel. Em torno do prédio estão lavouras de girassol, mandioca, cana-de-açúcar, batata doce, sorgo, milho, soja e mamona, culturas que servem de matéria-prima para este tipo de energia. O local concentra novidades da área, com apresentação de projetos e resultados já obtidos. Há demonstração do processo de produção de etanol combustível, de extração de óleo, processo do biodiesel e do sabão.

Um dos destaques de ontem foi a realização do primeiro fórum sobre diversificação. O painel contou com palestrantes da Afubra, Emater/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foram apresentados dados do que já é feito atualmente, em termos de diversificação, em regiões fumicultoras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram