JornalCana

Experiências começam a se concretizar

“Estamos começando a vislumbrar, de maneira concreta, algo que até então era tratado como uma mera especulação e esperamos poder ter, na Power Future 2005, um espaço de debate, de esclarecimento dos detalhes desse importante mercado que se abre para o País”, afirma Adão Linhares Muniz, coordenador de Energia e Comunicações da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinfra) e um dos coordenadores técnicos do evento.

Segundo suas informações, os 500 megawatts de geração eólica que serão instalados no litoral cearense, através do Proinfa, adicionados aos 60 megawatts das duas usinas em processo de licitação, de propriedade do Estado do Ceará, e ainda os 17,4 que já operam hoje, produzirão mais de 1.700 gigawatts/ hora por ano.

Ele destaca que, pelo fato destes projetos se localizarem próximos da demanda (Região Metropolitana de Fortaleza), evitam investimentos em transmissão e geração distante da ordem de 188 milhões de dólares.

Essa geração de energia reserva, ainda, uma vazão de 68 metros cúbicos por segundo (2,10 bilhões de metros cúbicos anuais) nos reservatórios do complexo de São Francisco.

Isso sem contar com a redução de emissões de gás carbônico promovida pela geração limpa de energia elétrica destes projetos em substituição à geração por térmicas a gás natural.

Para 577 megawatts em geração eólica, serão mais de um milhão de toneladas de gás carbônico evitados, o que pode representar, com a implementação do MDL, previsto pelo Protocolo de Kyoto, uma receita de 10 milhões de dólares anuais em transações com Certificados de Emissões, se for considerada a cotação de US$ 10 por tonelada de gás carbônico.

CRESCIMENTO – No que depender da disposição dos governos, as fontes renováveis de energia terão participação cada vez mais relevante na matriz energética global nas próximas décadas.

A crescente preocupação com as questões ambientais e o consenso mundial sobre o desenvolvimento em bases sustentáveis vêm estimulando o desenvolvimento tecnológico com redução de custos na geração dessas tecnologias.

A necessidade de segurança no fornecimento de energia e os efeitos ambientais e sociais da redução da dependência dos combustíveis fósseis têm contribuído para o interesse mundial pela geração de energia de fontes limpas e renováveis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram