JornalCana

Expedição descobre novas técnicas de produtividade

img8658

Com mais de 30 mil quilômetros rodados e mais alguns para percorrer, o Projeto Expedição ‘Cantões da Cana’, que conta com o apoio do JornalCana, não para. Dessa vez, a oportunidade foi visitar a Usina Itapecuru Bioenergia, localizada no município de Aldeias Altas, no Maranhão e a Usina Japungu, sediada em Santa Rita, Paraíba.

“As duas Usinas carregam uma história de desenvolvimento peculiar. Apesar das dificuldades de ordem geral como climáticas, fertilidade do solo, área de expansão restrita e escassez de mão de obra qualificada, as usinas sempre buscaram novas práticas com inovações tecnológicas para se manterem, aliadas à boa gestão”, descreveu Tercia Dalla Vecchia, idealizador do evento.

Com capacidade para moer 800 mil toneladas de cana por ano, a Itapecuru processará 400 mil toneladas de cana nesta safra, 50% da sua capacidade industrial, devido ao impacto da maior seca dos últimos 50 anos, ocorrido em 2012.

Já a Usina Japungu vislumbrou o uso da palha como estratégia fundamental e melhoria da matéria orgânica, na retenção da umidade e rápida decomposição. Já que área para expansão de cana na Paraíba está escassa, a saída é melhorar a produtividade com as práticas de irrigação. “Sem irrigação não teríamos nada no Nordeste. Nossas técnicas para alavancar a produtividade são: colheita de cana crua para manter a palha, variedades mais adaptadas à seca, irrigação plena e adição da matéria orgânica (troca de filtro, vinhaça, esterco de galinhas e itens da própria cana)”, pontuou o gerente agrícola, Dante Guimarães.

img8657

Tercio Dalla Vecchia e Dante Hugo, gerente agrícola da Usina Japungu

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram