JornalCana

Expedição canavieira revela próximos passos de projeto logístico do PR

A Expedição ‘Cantões da Cana’ que deverá percorrer mais de 10 mil quilômetros entre Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte, Nordeste e usinas da América Latina, esteve no final de outubro na Alcopar – Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná. Na ocasião, o idealizador da iniciativa, Tercio Dalla Vecchia, CEO da Reunion Engenharia, foi recepcionado pelo superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias, que está no cargo desde 1986. Além de ressaltar sua trajetória de vida, Adriano Dias, falou sobre o projeto que está em andamento no Estado: a CPL – Central Paranaense Logística, empresa que vai operar o duto, ligada às instalações da CPA e Araucária aos terminais de Paranaguá. “A previsão desse último projeto é para 2015. Com a redução da produção de cana, o projeto desacelerou. Produzíamos 45,7 milhões de toneladas de cana em 2009 e passamos a produzir 40 milhões, atualmente”, comentou.

Em 2010, quando anunciado, o projeto era orçado em R$ 1 bilhão, e tinha por objetivo escoar 4 bilhões de litros de etanol produzidos no Estado do Paraná. 

Na  época, a Central Paranaense Logística (CPL), cooperativa que reúne produtores de etanol do Estado do Paraná e tradings de etanol como a CPA Trading, anunciaram a construção do poliduto ligando a cidade de Maringá ao porto de Paranaguá. O duto terá 530 quilômetros de extensão e passará pelas cidades de Londrina e Araucária. 

Mas de lá para cá, com o decorrer da crise no setor, segundo Dias, dos 34 projetos aprovados no setor sucroenergético, somente quatro eram açúcar. “Durante o decorrer do tempo quatro empresas paralisaram suas atividades no Estado. Hoje, existem 24 indústrias montadas para produzir álcool e açúcar, mas apenas seis só podem produzir etanol”.

img4279

Expedição

A primeira Fase da Expedição já está chegando ao fim com visitas agendadas nas usinas de MG e SP. Para Tercio Dalla Vecchia, as visitas têm sido muito enriquecedoras. “Cada entidade visitada, cada permanência em usina é possível reconhecer como a cultura da cana-de-açúcar foi e é a mola propulsora da economia da região. E mesmo com as crises, o setor tem fôlego para superá-la e dela consegue tirar novas oportunidades de negócios”, comenta. A Expedição conta com o apoio do JornalCana e BIO&Sugar, como mídias exclusivas da iniciativa. 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram