JornalCana

Expedição canavieira explora Oeste Paulista

img3853

Ao dar a largada para a Expedição ‘Cantões da Cana’ na segunda quinzena de setembro, o destino escolhido foi o Oeste Paulista nas cidades de Araçatuba e região, cuja economia atual é caracterizada pelo crescimento das lavouras de cana-de-açúcar. A Fase 1 possibilitou ao idealizador do projeto, Tercio Dalla Vecchia, visitar a Udop e as usinas da Mata (Valparaíso), Clealco (Clementina), Rio Vermelho (Junqueirópolis) e Quatá (Grupo Zillor). As visitas às usinas estão em andamento: esta semana o CEO da Reunion Engenharia estará percorrendo o Estado do Paraná e na semana de 22 de outubro a primeiro de novembro, estará nos Estados do MS e MT. A ProCana será a mídia apoiadora exclusiva da iniciativa.

Durante a visita da expedição, Antonio Salibe, presidente executivo da Udop, reforçou que o momento atual é de picos negativos drásticos no setor. “Essa é uma das piores crises, mas com perspectiva de crescimento, em comparação com as crises anteriores que foram de mercado. A crise atual está relacionada a preço e segurança de governo. O governo precisa definir suas prioridades no setor. Caso contrário, teremos um apagão de combustível daqui a dois anos”, alertou Antonio Salibe.

Para o executivo, o setor tem tudo para sair desta crise porque existe mercado. “Nos últimos 10 anos a demanda andou a reboque da produção, ou seja, nós produzíamos muito mais do que demandávamos. Nos próximos 10 anos a produção vai andar a reboque da demanda, consequentemente, se houver possibilidade nós teremos preços bons. Isso mostra que o setor tem um futuro brilhante, mas, infelizmente, nem todos vão sair do buraco, alguns usineiros não sairão dessa crise ilesos; vão ficar para trás e se tornarão somente fornecedores de cana e venderão suas usinas para grandes grupos”, comentou.

História da Udop

Em uma rápida retrospectiva, Salibe abordou desde a fundação da entidade até os dias atuais. Segundo ele, o nicho de mercado da entidade sempre foi a capacitação de mão de obra. Prova disso é que, desde sua criação, a entidade promove encontros com gerentes agrícolas, gerentes automotivos, administrativos financeiros, entre outros, em busca de conhecimento técnico. A partir de 2000, começou a promover cursos de pós graduação. “Hoje, estamos com mais de 100 mil pessoas treinadas nessa história de 27 anos que irá completar em novembro deste ano”, comentou o presidente executivo.

Para diferenciar das demais entidades, ao longo do tempo, o foco da Udop passou a ser, basicamente, serviços. “Criamos as pesquisas de custos. Temos hoje pesquisa salarial, pesquisa de custo agrícola, pesquisa de custo industrial etanol, açúcar e eletricidade, enfim, hoje nós temos esse mercado de todas as cidades do Brasil, tanto que a UDOP, nas suas 70 associadas, está em oito Estados”, lembrou ele, sem esquecer da história da Feicana.

“Quando montamos a primeira Feicana, descobrimos mais 10 usinas novas. Em 2004, 20 novas usinas; 2005, 30 novas e 2006, 40 novas. Então, o tempo nos mostrou que aqui era o ponto de crescimento do setor e assim a Udop acompanhou esse ‘boom’ de crescimento, saiu de 19 membros para 70 atualmente”, disse Salibe.

Livro

Segundo o idealizador Tercio Dalla Vecchia, graças à colaboração dos patrocinadores interessados em compartilhar desse Projeto é que a Reunion Engenharia irá editar um Livro comemorativo pelos 20 Anos de atuação no mercado, contando um pouco da história da cana-de-açúcar de cada região visitada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram