JornalCana

Expectativas em relação ao mercado de etanol são positivas

2009-04-17 Etanol Alcool Usina Santa Candida Etanol Destilaria (5)As expectativas em relação ao mercado do etanol são positivas. De acordo com o presidente da SIAMIG, Mário Campos, além do reajuste dos preços da gasolina, o que tornou o consumo do etanol hidratado mais competitivo no Estado, está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um projeto de lei que visa a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos atuais 19% para 14%.

“Nossas expectativas em relação ao mercado do etanol são mais favoráveis, porém, ainda dependem de várias aprovações” afirma Mário. A redução do ICMS, por exemplo, dará maior competitividade ao etanol, e ele acredita que o projeto seja votado ainda neste ano pela Comissão de Finanças da ALMG. Outro fator que beneficiará o setor é a aprovação do aumento da mistura de etanol na gasolina, uma vez que os estudos de viabilidade comprovaram que a adição não afetará o desempenho da frota nacional. O pleito é para que o aumento da mistura seja autorizado para janeiro, já que o estoque do combustível está 35% superior ao registrado em igual período da safra anterior, o que garante a oferta do produto.

Segundo dados da SIAMIG, a moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais acumulada, até primeiro de novembro, chegou a 53,05 milhões de toneladas, 0,5% inferior ao mesmo período da safra passada. O volume representa 89,17% do total de cana estimada para atual safra de 59,5 milhões de toneladas. No último mês, o ritmo de trabalho no Triângulo Mineiro foi mais lento devido às chuvas, o que deve adiar um pouco o encerramento da safra.

(Fonte: Jornal Diário do Comércio)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram