JornalCana

Expansão de canaviais é menor na região

Mais tradicional polo sucroalcooleiro do país e com menor percentual de novas áreas de lavoura de cana-de-açúcar, pelo menos entre as mais importantes do Estado.

Assim pode ser definida a região administrativa de Ribeirão Preto, conforme estimativa de safra feita pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura.

A área em produção de cana na região de Ribeirão totaliza 490,75 mil hectares, sendo 29,81 mil hectares novos, o que representa apenas 6,07% de área nova em relação ao total, índice inferior à média do Estado, de 11,21%.

O percentual é menor também no comparativo com as regiões que avançaram na produção canavieira mais recentemente, como São José do Rio Preto, Marília e a região central do Estado -inclui São Carlos e Araraquara.

Rio Preto, com 734,47 mil hectares de área em produção, tem 16,44% de novas lavouras, ou 120,76 mil hectares, de acordo com o instituto (veja quadro acima).

São Paulo, ao todo, possui 5,28 milhões de hectares em produção e 656,31 mil hectares são de áreas novas.

O representante da Unica na região de Ribeirão Preto, Sérgio Prado, disse ver com naturalidade o percentual menor para a tradicional zona canavieira do Estado.

“Na região de Ribeirão Preto não tem mais para onde crescer a plantação de cana”, afirmou. Para ele, inclusive, os 6,07% de áreas novas são possivelmente lavouras antes ocupadas por laranja e café.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram