JornalCana

Executivos serão homenageados no Top Etanol

img1860

Três personalidades que contribuíram de forma decisiva para a consolidação do setor sucroenergético brasileiro serão homenageadas durante a cerimônia de entrega do 3º Prêmio TOP Etanol, marcada para o dia 30 de maio no Centro de Eventos Unique Palace, em Brasília. São eles: Luiz Soares Dulci, personalidade política; José Paulo Stupiello, personalidade acadêmica e Marcos José Marques, personalidade científica. 

Segundo a Unica, Dulci, ex-Secretário-Geral da Presidência da República do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido devido ao intenso trabalho que desenvolveu na coordenação das negociações que levaram à assinatura do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar. “A atuação e o profundo envolvimento de Dulci garantiram transparência e clareza nas discussões, que produziram um acordo tripartite inédito no Brasil, por envolver todas as partes e elevar padrões para além do que determina a legislação trabalhista em vigor”, revela a entidade em nota.

A entidade explica ainda que José Paulo Stupiello, engenheiro agrônomo e doutor em tecnologia do açúcar e do álcool pela Universidade de São Paulo (Esalq-USP), se destaca por sua liderança à frente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab). “Pesquisas em novas variedades, na área industrial e de fermentação de cana são algumas das atividades desenvolvidas pela Stab. Na década de 70, quando o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) dava os seus primeiros passos, foi um grande incentivador de pesquisa e desenvolvimento no setor sucroenegético”, destaca a Unica.

A escolha pelo economista Marcos Marques, segundo a unica, aconteceu devido sua atuação na área de energia que está ligada a importantes momentos da história do País, como o enfrentamento do segundo choque do petróleo, a criação do Programa Nacional de Álcool (Proálcool), a concepção do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a inclusão de automóveis na Lei de Eficiência Energética. “O Proálcool, aliás, foi em boa medida levado adiante graças aos esforços de Marques na década de 70. Na época, sob seu comando, foram criados programas de financiamentos junto à Secretaria de Tecnologia Industrial, para o desenvolvimento de etanol de cana”, afirma a nota.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram