JornalCana

Executivas discutem situação da mulher no setor

img1096

O congresso “Cana, substantivo feminino – o setor sucroenergético na visão das mulheres”, reuniu ontem (22/3) em Ribeirão Preto (SP), mais de 100 representantes de usinas, entidades de pesquisa, de empresas e entidades de classe. O objetivo do encontro, segundo a Editora Paiva Baldin, promotora do evento, foi discutir a participação das mulheres na agroindústria canavieira e abrir espaço para essas profissionais debaterem suas experiências pessoais, as áreas técnicas, de gestão, mercadológica e institucional do setor. Compareceram ao evento: Eunice Mizutani, esposa do vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Raízen, Pedro Mizutani; Neli Tonielo, esposa do presidente do Grupo Virálcool, Antonio “Toninho” Toniello; Rute Nastari, esposa do presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari e Daniela Jank, esposa do presidente da UNICA, Marcos Jank, entre outras executivas do segmento como Regina Ruette Aspasio; Cláudia Maranhão; a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, a especialista da Esalq, Heloisa Burquinst; Maria Christina Pacheco, da Orplana e a secretária da Agricultura de SP, Mônica Bergamaschi; entre outras.

Segundo a jornalista Luciana Paiva, diretora da Paiva & Baldin Editora, o objetivo foi mostrar que o setor só tem a ganhar com a maior integração entre homens e mulheres, pois as diferenças levam ao equilíbrio. 

Cintia Cristina Ticianelli, presidente do Sindicato das Indústrias de Cana de Açúcar e Álcool do Estado do Maranhão e Pará (Sindicanalcool) e diretora-administrativa-financeira da usina Agro Serra, MA, que esteve entre as debatedoras do Congresso, diz ter gostado muito da proposta, que segundo ela, foi inédita nesse sentido. 

Para Leila Alencar Monteiro de Souza, presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana), outra discursante, a proposta agradou. “Precisamos referendar o papel e a visão feminina neste mercado de trabalho”, lembra.

Acompanharam ainda o encontro: Ismael Perina Júnior, presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana); Plínio Nastari, presidente da Datagro; o diretor comercial do Banco Itaú BBA, Alexandre Figliolino e o vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Raízen, Pedro Mizutani, que homenageou as mulheres no final do encontro com a interpretação de duas músicas.

img1097

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram