JornalCana

Exclusivo: os cargos mais disputados pelas usinas

A crise que abate o setor sucroenergético turbinou a corrida por profissionais que ajudem as empresas da cadeia do açúcar, etanol e da bioeletricidade a fazer uma gestão mais eficiente.

A convite do Portal JornalCana, dois dos principais especialistas em gestão profissional do setor fizeram uma lista dos cargos mais disputados pelas usinas e destilarias nesta safra 2015/16, que está em andamento na região Centro-Sul do país e que começa em meados de setembro nas regiões Norte e Nordeste.

Os especialistas em recursos humanos que colaboraram com essa reportagem são Silvio Limão Garcia, diretor da CCT Soluções Corporativas, e Renato Fazzolari, diretor geral da AGRHO Recursos Humanos.

Conforme os especialistas, a crise que abate o setor tem mais fundamento financeiro e, sendo assim, os profissionais mais procurados na atual safra devem dominar cargos administrativos

 

Profissionais mais procurados na safra 15/16

Eles devem ser especialistas em:

  • Cargos administrativos como Controller, Contábil e Financeiro
  • Operações agrícolas de colheita e transporte
  • Fabricação de açúcar, etanol ou energia
  • TI, principalmente com ralação a faturamento, expedição, etc.

Fontes: AGRHO Recursos Humanos (www.agrho.com.br) e CCT Soluções Corporativas (www.cct.com.br)

Os profissionais ligados a controladoria são disputados por usinas
Os profissionais ligados a controladoria são disputados por usinas

 

Confira as opiniões de Silvio Limão Garcia, da CCT Soluções Corporativas:

1 – “Realmente, a situação econômica afeta seriamente o setor, possivelmente mais do que outros setores.”

2 – “Praticamente existem três tipos de cargos, os operacionais, os técnicos/ intermediários e os de gestão. Os operacionais não têm muito o que fazer: as empresas se adequam ao tamanho das operações que pretendem realizar no ano. No nível técnico, o que acontece muito é sobrecarga de trabalho: reduz-se o quadro e muitos têm que fazer horas extras. No nível de gestão, com relação aos cargos mais procurados, percebemos que não há um ou outro cargo que surge com mais frequência, mas, principalmente cargos que são responsáveis por área ou setores que afetam mais diretamente as operações ou os resultados empresa, por exemplo. Neste sentido, as empresas procuram profissionais quando realmente é muito necessário.”

3 – “O que muitas [usinas] fazem é buscar profissionais que estejam em fase ou interessados em promoção. Por exemplo, um Coordenador que já esteja quase pronto para ocupar uma gerência. Mas mesmo assim às vezes é  difícil porque se a imagem e solidez da empresa não estiver muito boa, bons candidatos evitam arriscar sair do certo para o duvidoso.”

4 – “Com o número de cortes deste ano muita gente boa foi para o mercado, mas dependendo do setor por incrível que pareça não é tão fácil encontrar bons profissionais não, pelos mesmos motivos que disse acima. Todas as usinas fazem de tudo para segurar os bons profissionais das áreas e setores vitais para as operações da empresa.”

Portal JornalCana: Se um profissional está em função semelhante às disputadas, ele tem como adequar-se no curto prazo para disputar as vagas? Como?

5 – “Sim, sempre tem. O problema é o curto prazo: dependendo da atividade e nível de complexidade das tarefas, nem sempre é possível. Mas seguir por este caminho pode ser uma boa alternativa para aumentar as chances de uma nova oportunidade.”

…..

Confira as opiniões de Renato Fazzolari, da AGRHO Recursos Humanos:

 

1 – “Em função da forte crise que o setor atualmente passa,  e a necessidade das usinas em diminuírem os custos incluindo as folhas de pagamento, não tem havido procura substancial de profissionais. As contratações têm sido diversificadas e em quantidade inferior as dos anos anteriores. No entanto, uma exceção tem sido com alguns cargos administrativos, tais como Controller, Contábil e Financeiro.”

Portal JornalCana: Que tipo de atrativo a usina/destilaria deve oferecer para atrair esses profissionais disputados em plena safra?

2 – “O atrativo é mais estrutural do que de benefícios. O que os profissionais de uma maneira geral buscam são usinas mais estáveis, sem risco de quebrarem; locais de trabalho em cidades ou proximidades de boas cidades; salários e benefícios adequados; posições (cargos) com perspectivas de crescimento; bom ambiente de trabalho.”

3 – “Existe mão de obra disponível no mercado para atender à esses cargos mais procurados? Sim, Desde de que seja oferecido condições adequadas e competitivas.”

4 – “Devemos ponderar que estamos atravessando um período de transição e recessão, com muitas indefinições sobre o futuro do segmento. E como em toda fase de transição, tudo transcorre de maneira muito instável, e de um momento para outro, mudanças significativas podem acontecer e mudar significativamente o cenário.”

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram