JornalCana

EXCLUSIVO – As estratégias das usinas de cana do Paraná para terminar a ‘safra chuvosa’

A safra de cana-de-açúcar 2015/16 no estado do Paraná está marcada pelo excesso de chuvas. Diante uma situação na qual o solo segue úmido, e qualquer pancada de chuva interrompe a moagem, as usinas de cana do Estado adotaram estratégias para concluir a safra em andamento.

Miguel Rubens Tranin, presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), explica, em entrevista para o Portal JornalCana, sobre as estratégias adotadas pelas usinas de cana, com apoio da instituição. 

Como está a safra 15/16 no Paraná?

Miguel Rubens Tranin – Estamos com um sério problema, que é o excesso de chuvas. Mesmo que nas última semanas o volume de chuvas foi reduzido, a umidade do solo está tão intensa que qualquer pancada, por menor que seja, impede o andamento da safra.

O que deve ocorrer?

Tranin – Um alongamento da safra. Deveremos ter um volume de safra um pouco maior, [com o avanço do estado vegetativo da cana-de-açúcar disponível].

Mas há tempo para esse alongamento?

Tranin: sem previsões de quanto de cana bisada ficará para a safra 16/17
Tranin: sem previsões de quanto de cana bisada ficará para a safra 16/17

Tranin – Não estamos tendo. Até para cumprir alguns contratos de obrigação de entrega do etanol anidro, uma saída é as indústrias estenderem a safra.

Qual era a previsão inicial de término da safra?

Tranin – Imaginava inicialmente entrar até 20 de dezembro. Mas na semana passada [começo de novembro], três unidades produtoras informaram que produzirão até janeiro para cumprir os contratos obrigatórios relacionados ao anidro.

Qual a previsão de moagem da 15/16 no Paraná?

Tranin – A estimativa é de moagem de 43 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse volume repete a moagem da safra 14/15.

Quantas unidades operam na safra 15/16?

Tranin – 25 unidades.

E dessas 25, três já anunciaram que irão produzir até janeiro?

Tranin – Sim, mas acho que [essa operação de moagem até janeiro] será meio geral. A chuva foi no Paraná como um todo. O prolongamento da safra também atende a uma questão pontual, e também comercial, que é o ótimo preço que se encontra hoje o etanol hidratado. Certamente o prolongamento da safra será aliado a esse momento oportuno para gerar uma rentabilidade melhor.

Já é possível prever quanto de cana ficará bisada para a safra 16/17?

Tranin – Não, principalmente porque o alongamento da safra usará a cana. Se houvesse a intenção de parar a moagem no máximo na primeira quinzena de dezembro, teríamos uma previsão. Mas devido a essa extensão, acredito que a safra ficará com moagem na previsão de 43 milhões de toneladas.

Contate o autor deste conteúdo: delcymack@procana.com.br

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram