JornalCana

Ex-ministro Roberto Rodrigues defende criação de comitê para orientar políticas de biocombustíveis

RIO – O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues defendeu a criação de um comitê executivo, vinculado à Presidência da República, somente para tratar do setor de biocombustíveis. Segundo Rodrigues, que é produtor rural e professor da FGV, o Brasil precisa ter um órgão que defina junto com o setor privado as políticas para a área, como a quantidade da produção e os mercados a serem atendidos. Ressaltou ainda a importância de um zoneamento agrícola de cana-de-açúcar (matéria-prima do etanol) para orientar as políticas, incluindo a de financiamento da produção.

” Temos a chave para mudar a civilização através de uma energia limpa, justa e com distribuição de renda ” , disse Rodrigues. Para ele, o desenvolvimento do plantio de cana pode ser um vetor de redução da desigualdade, em um modelo no qual o usineiro ficaria apenas com a usina e as terras seriam dos pequenos produtores rurais.

Para lidar com os problemas ambientais ligados à atividade, como as queimadas, o ex-ministro sugere a implementação de certificações de qualidade e de preservação do meio ambiente para as usinas em operação.

Rodrigues acredita que a área plantada com cana, atualmente de 6 milhões de hectares, possa passar para 28 milhões de hectares com a utilizando de terras degradadas por pastagens. Ele descartou a possibilidade de a expansão do plantio da cana causar uma inflação nos alimentos por conta de uma eventual redução na oferta de produtos. Isso porque, diz Rodrigues, ainda sobrarão 68 milhões de hectares que hoje servem como pastagem e que podem ser utilizados para agricultura – mas onde a cana não pode ser plantada. ” O álcool não compete com comida ” , resumiu.

Rodrigues participou de um seminário sobre a agroenergia e os impactos sobre os ecossistemas brasileiros, no BNDES.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram