Cicatrizes nos canaviais devido às secas e incêndios de 2024, combinadas com condições climáticas mais favoráveis nas principais regiões produtoras, resultam em um cenário misto para a safra 2025/26.
Essa é a avaliação do presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp/Cosag, Jacyr Costa Filho, que atuará como moderador do painel “CEO Meeting – A Visão de Empresários e Executivos do Setor” no Congresso UAPNE25 – Usinas de Alta Performance Nordeste, que ocorrerá nos dias 26 e 27 deste mês no Grand Mercure Recife Boa Viagem, em Recife (PE).
Cenário misto para a safra 2025/26
Em entrevista ao JornalCana, Jacyr Costa Filho destacou um panorama ambivalente para a próxima safra. De um lado, os canaviais ainda sofrem os impactos da seca prolongada e dos incêndios registrados em 2024, fatores que podem pressionar a produtividade. Por outro, há expectativa de recuperação na moagem, impulsionada por condições climáticas mais favoráveis e chuvas adequadas nas principais regiões produtoras do país.
Moagem estimada entre 590 e 610 milhões de toneladas
Embora a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) ainda não tenha divulgado números oficiais, projeções de mercado indicam uma moagem entre 590 e 610 milhões de toneladas – volume que, se confirmado, representará um avanço em relação aos desafios recentes.
Mix de produção: açúcar em alta, etanol seguro
Costa Filho ressaltou que o mercado deve priorizar a produção de açúcar na próxima safra. “O foco tende a ser maior no açúcar, impulsionado por um mercado favorável ao adoçante e preços deprimidos do etanol”, explicou.
Apesar disso, o abastecimento de etanol no Brasil está garantido, segundo o especialista, graças ao crescimento acelerado da produção de etanol de milho. “A oferta de etanol para o abastecimento do mercado brasileiro está assegurada, já que há uma expectativa de aumento na produção de etanol de milho em mais de 1 bilhão de litros”, complementou.
UAPNE25: visão de empresários do setor
Como moderador do painel de CEOs, Jacyr Costa Filho conduzirá discussões sobre os desafios globais do setor, incluindo inovações tecnológicas, medidas protecionistas e estratégias de sustentabilidade. O congresso reunirá líderes para debater temas como eficiência operacional, competitividade internacional e transição energética.
Também participarão deste painel os seguintes empresários do setor:
- Daniela Petribú Oriá, Diretora-Presidente da Usina Petribu;
- Eduardo de Queiroz Monteiro, Presidente do Grupo EQM;
- José Bolivar Melo Neto, Diretor do Grupo Japungu;
- Mário Luiz Lorencatto, CEO da Usina Coruripe.
Serviço
Congresso UAPNE25 – Usinas de Alta Performance Nordeste
Local: Grand Mercure Recife Boa Viagem, Recife (PE)
Data: 26 e 27 de março
Informações e inscrições: uapne.com.br