Eventos

Sindaçúcar-AL comemora 80 Anos de olho nos futuros desafios

Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste

Sindaçúcar-AL comemora 80 Anos de olho nos futuros desafios

O Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) comemorou 80 anos de história na última sexta-feira (30). A cerimônia de celebração ocorreu no Espaço Armazém, em Maceió, e contou com a presença de autoridades, empresários e representantes do setor.

Alagoas ocupa a posição de maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste. Para a safra atual, as 24 usinas concentradas no Estado esperam moer até 21 milhões de toneladas de cana, produzindo mais de 1,7 milhão de toneladas de açúcar e mais de 470 milhões de litros de etanol.

Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL, destacou a importância deste marco na trajetória da instituição. “Estamos vivenciando um momento decisivo com novas políticas públicas que estão moldando o futuro do setor sucroenergético. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do Sindaçúcar-AL, e seguimos firmes para enfrentar os próximos desafios com união e inovação”, afirmou.

A cerimônia contou com homenagens a todos que fizeram e continuam fazendo parte da história do Sindaçúcar-AL ao longo desses 80 anos. Entre eles, o governador Paulo Dantas, assinou dois decretos que beneficiam a indústria sucroenergética alagoana. O primeiro institui o programa Exygen, criando as condições para a produção do etanol de baixo carbono a partir dos resíduos da cana-de-açúcar; e o segundo eleva a competitividade do setor em âmbito nacional. “É um setor que gera muitos empregos, dinamiza a economia e integra a sociedade. Por isso, é com muita alegria que celebramos os 80 anos do Sindaçúcar-AL”, afirmou o governador.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também prestigiou a celebração e elogiou o trabalho do Sindaçúcar-AL. “O sindicato imprime uma história de trabalho árduo, dedicação e inovação, que não só moldou o setor produtivo de Alagoas, mas também contribuiu significativamente para o fortalecimento do Nordeste e o desenvolvimento regional”, afirmou Lira. Ele também reiterou seu compromisso com a “pauta verde” no Congresso, que visa apoiar a transição energética nacional e o desenvolvimento de fontes limpas e sustentáveis de energia.

Além de Lira, outros líderes políticos e figuras importantes foram homenageados, incluindo o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho. Martins elogiou a visão de futuro dos empresários alagoanos, enquanto Tourinho parabenizou o trabalho do sindicato em benefício do povo alagoano.

O diretor da ProCana Brasil, jornalista Josias Messias, destacou que o protagonismo representado pelo setor na economia de Alagoas é resultado do importante trabalho institucional desenvolvido pelas lideranças do Sindaçúcar-AL ao longo desses 80 anos. “O setor vem se mostrando preparado para assumir os futuros desafios da transição energética”, disse Messias.

A cerimônia também contou com a presença de outras personalidades como o ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor.