SINATUB

Usina Pitangueiras apresenta novas estratégias para eficiência energética no SINATUB

Metodologia na gestão de ativos e aumento da produtividade são destaques no evento em Sertãozinho-SP

Usina Pitangueiras apresenta novas estratégias para eficiência energética no SINATUB

Durante o 22º SINATUB Energia & Biogás, a Usina Pitangueiras apresentou suas estratégias inovadoras para aumentar a eficiência na geração de energia, com foco na gestão de ativos. Maicon Caetano, Gestor de PCM e Confiabilidade da usina, conduziu a apresentação na quarta-feira (18), no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho-SP, destacando como a empresa tem superado desafios e promovido avanços significativos.

O lema da Usina Pitangueiras é “fazer o dobro do trabalho na metade do tempo e com baixo custo”. Com essa filosofia, a gestão de manutenção da usina foi completamente reestruturada. Entre as principais ações destacam-se a renovação do Plano de Controle e Manutenção Industrial (PCMI), que visa agregar valor aos profissionais e atividades envolvidas no planejamento e controle de manutenção. A abordagem também inclui o fortalecimento do histórico de falhas e estudos detalhados sobre as mesmas, além do mapeamento das linhas críticas com o uso de checklists preventivos e preditivos.

Entre as tecnologias aplicadas estão a Análise de Vibração, Termografia e Ferrografia, fundamentais para a detecção antecipada de problemas e para a manutenção preventiva. Outro ponto chave da metodologia é a realização de reuniões periódicas de prestação de contas, nas quais a equipe operacional participa ativamente da análise de causas e definição de planos de ação.

A apresentação completa estará disponível em breve no canal oficial da usina no  YouTube, oferecendo um panorama detalhado sobre as práticas que têm gerado resultados expressivos no aumento da produtividade e eficiência energética.