SINATUB

Transformação Digital impacta nove usinas da BP Bunge nessa safra

Após resultados consistentes, o grupo expande a Otimização em Tempo Real para todas as unidades do grupo. Case será apresentado no SINATUB, nesta quinta-feira (15)

Danilo Cabrini com equipe corporativa de gestão e automação industrial
Danilo Cabrini com equipe corporativa de gestão e automação industrial

A BP Bunge Bioenergia avança cada vez mais no processo de transformação digital de suas unidades, tornando-se uma referência em gestão industrial inteligente no setor bioenergético. A Otimização em Tempo Real (RTO) nas unidades do grupo, enfatiza a necessidade da segurança e excelência operacional e dá mostras de como essa tecnologia pode revolucionar a produtividade e a sustentabilidade agroindustrial.

“Estamos expandindo a utilização do S-PAA para nove unidades do grupo ao longo de 2024. Esta iniciativa, fruto de nossa visão estratégica e do êxito da implantação anterior do S-PAA nas unidades Tropical e Itumbiara, não apenas aprimora nossa eficiência industrial, mas também contribui para a excelência operacional, segurança e sustentabilidade de todas as nossas plantas”, comenta Wilson Lucena, diretor industrial.

Ana Balan

A abertura e análise para a implantação da ferramenta ocorreu em 2021, já o primeiro projeto foi implementado na Unidade Tropical em 2022, incluindo laços fechados para os sistemas de vapor, geradores e fermentação.

Os resultados dessa implantação foram notáveis. “Comparando o desempenho antes e depois da implementação do S-PAA na Unidade Tropical, verificamos aumentos significativos na moagem diária, energia gerada e eficiência de vapor. A Unidade Itumbiara também seguiu essa tendência positiva em 2023, demonstrando ganhos substanciais em vapor e energia, além de melhorias na produção de açúcar e eficiência industrial”, analisa Ana Balan, superintendente industrial.

Graças a esses resultados consistentes, a expansão e metodologia do projeto de Otimização em Tempo Real seguiu para todas as onze unidades da BP Bunge em 2024. “Esse processo segue uma metodologia de máximo impacto e mínimo esforço, integrando a Indústria 4.0 com escalabilidade e gestão visual corporativa, baseada em gêmeo digital e balanços de massa e energia robustos”, acrescenta Ana.

O gerente de automação industrial, Danilo Brunelli Cabrini, destaca também que o impacto da tecnologia na excelência operacional – através de set-points dinâmicos e recomendações operacionais que capturam perdas imediatamente -, gerou ganhos econômicos significativos e rápidos retornos, como demonstrado em ambas as experiências da BP Bunge. “Além disso, a sustentabilidade foi um ponto crucial no projeto, promovendo operações mais seguras, produtivas, confiáveis e flexíveis, com capacitação e retenção de talentos sendo fundamentais”, complemente Cabrini.

Wilson Lucena, Mara Pinheiro e Josias Messias

CASE da BP BUNGE é destaque na Colômbia

Na Agrotech Tecnicaña 2024, realizada em julho em Cali, Colômbia, Josias Messias ministrou a palestra “Estratégia 4.0 – Caso de Transformação Digital: 9 plantas em 1 safra”, destacando que se trata de um projeto inédito, um dos maiores, se não o maior, de transformação digital da área industrial de usinas em todo o mundo.

A apresentação focou na implementação do software de Otimização em Tempo Real (RTO) nas unidades da BP Bunge Bioenergia no Brasil, destacando a importância da segurança e excelência operacionais, e como essa tecnologia disruptiva está revolucionando a produtividade e sustentabilidade no setor industrial.

Falando para um seleto público de usinas de toda a América Latina, o CEO da ProCana Brasil & Pró-Usinas ressaltou como a transformação digital, liderada pelo RTO S-PAA da Soteica, posiciona a BP Bunge como líder em segurança operacional, excelência industrial e inovação no setor bioenergético.

Messias finalizou a conferência com um agradecimento à diretoria e equipes da BP Bunge pelo exemplo de Estratégia 4.0. enfatizando a importância de se pensar grande, começar pequeno e, sobretudo, logo e integrado à visão de longo prazo.

4º SINATUB Usina 4.0 – Automação e Gestão Industrial Inteligente

O case da BP Bunge Bioenergia será apresentado nesta quinta-feira (15), no 4º SINATUB Usina 4.0 – Automação e Gestão Industrial Inteligente, que acontecerá durante a Fenasucro&Agrocana 2024, no Auditório do Centro Empresarial ZANINI, localizado na Av. Marginal João Olézio Marques, 3563 – Sertãozinho – SP.

Josias Messias destacou o case da companhia em evento da Colômbia