Na contagem regressiva para o Congresso Internacional SINATUB25, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, um webinar de aquecimento realizado na última quarta-feira (7) deu um gostinho do que o público pode esperar da programação técnica do evento.
Um dos destaques foi Enéas Quaresimin Cordeiro, gerente corporativo de Operações Industriais da Tereos, que trouxe reflexões contundentes sobre os desafios e caminhos para a alta performance industrial no setor sucroenergético.
Com mais de duas décadas de experiência no setor e há 11 anos na Tereos, Enéas tem liderado projetos que conectam eficiência operacional, inovação tecnológica e desenvolvimento de pessoas. Um exemplo prático de sua atuação é a implantação da planta de biogás em Cruz Alta (Olímpia/SP), que visa abastecer toda a frota canavieira com biometano até 2029/30.
Monitoramento e controle em tempo real
Durante o webinar, que também contou com a participação de Andresa Zago Martins de Menezes (Alpinus Consultoria), Eduardo Calichman (DATAGRO Alta Performance) e Josias Messias (ProCana Brasil), Enéas foi enfático:
“Hoje, o básico bem feito ainda ganha jogo, mas estamos numa fase em que as ‘frutas mais fáceis’ já foram colhidas. Para avançar em eficiência, é preciso usar tecnologia com inteligência e capacitar pessoas para extrair o máximo dela.”
Entre os tópicos que serão aprofundados por Enéas no Congresso SINATUB25 estão:
- Tecnologias aplicadas a processos industriais, capazes de antecipar problemas e otimizar decisões;
- A importância do monitoramento e controle em tempo real (como o uso de HPLC e controle de pH);
- O papel crítico da evaporação automatizada na estabilidade térmica da planta;
- A integração entre áreas — processo, operação, manutenção e automação — para garantir a confiabilidade dos ativos;
- Iniciativas de benchmarking entre unidades industriais, gestão de rotina e valorização do conhecimento do chão de fábrica;
- E, acima de tudo, o papel fundamental das pessoas bem treinadas para sustentar qualquer avanço tecnológico.
Ferrari desgovernada
“Não adianta ter uma Ferrari e não saber dirigir. É preciso treinar, entender e integrar. Dados bem usados geram eficiência real”, reforçou Enéas, que também assumiu recentemente a gestão executiva dos laboratórios da Tereos.
O conteúdo reforça a tônica do SINATUB25: tecnologia, inteligência operacional e pessoas como pilares da alta performance.
Quarta-feira tem mais um webinar
E, para quem quiser mais, nesta quarta-feira, dia 14, acontece o segundo WarmUp Alta Performance Industrial #SINATUB25, às 19h. A transmissão ao vivo será pelo canal do JornalCana no YouTube, com mais detalhes sobre Alta Performance Industrial, tema central do SINATUB25.
O evento é gratuito, mas é necessário fazer a inscrição por meio deste link: https://www.youtube.com/live/z6xdPPobnqQ?si=Ti99W6lf21c32hSa
Plenárias e salas temáticas
“Se o esquenta já trouxe essa densidade de conteúdo, imagine o que vem por aí nos dias 21 e 22 de maio. O SINATUB25 promete ser um marco de debates e soluções para transformar resultados na indústria da bioenergia”, assegura Josias Messias, que destacou o formato inovador do congresso, com a realização de plenárias e salas temáticas.
O SINATUB25 terá uma programação intensa, com plenárias pela manhã — incluindo apresentações internacionais — e salas temáticas à tarde, abordando temas como:
- Açúcar
- Etanol, Fermentação e Levedura
- Biogás, SAF e Biocombustíveis
- Gestão de Ativos
- Extração & Processo
- Gestão Online e Automação
- Cogeração & Balanço Térmico
Essa estrutura permitirá que os participantes escolham os assuntos mais relevantes para suas operações e tenham interações técnicas aprofundadas com os especialistas.
Serviço
Congresso Internacional SINATUB25 – Usinas de Alta Performance Industrial
Data: 21 e 22 de maio
Local: Royal Tulip JP Ribeirão Preto – Ribeirão Preto, SP.
As inscrições e mais informações estão disponíveis em www.sinatub.com.br