SINATUB

SJC Bioenergia apresenta manutenção com base na condição no SINATUB

Usina adota monitoramento de 250 ativos por análise de vibração e temperatura, visando maior confiabilidade e disponibilidade

Rafael Purcena
Rafael Purcena

Durante o SINATUB, realizada nesta quarta-feira (18), no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho, a SJC Bioenergia apresentou sua experiência em gestão de ativos com base na condição (CBM – Condition Based Maintenance). A palestra, conduzida por Rafael Purcena, Supervisor Industrial da usina, e Marcos Vinícius Vilela de Andrade, Analista Preditivo da Predimaq, destacou o uso da manutenção preditiva para melhorar a eficiência e a confiabilidade dos processos industriais.

Purcena explicou que a manutenção baseada na condição envolve três etapas fundamentais:

Identificação de ativos críticos e parâmetros a serem monitorados, como vibração e temperatura;

Coleta, análise e interpretação de dados desses ativos;

Tomada de decisões e implementação de ações com base na condição identificada, garantindo a saúde e o desempenho dos equipamentos.

A SJC Bioenergia monitora 250 ativos classificados como de criticidade A e B. Esse monitoramento é realizado por meio de análises de vibração e temperatura, possibilitando o acompanhamento contínuo da performance dos equipamentos. A usina conta com uma equipe especializada em manutenção preditiva, responsável por receber, filtrar e priorizar os dados, além de detalhar e disseminar os diagnósticos necessários para as decisões operacionais.

“Estamos implementando estratégias para garantir a saúde dos nossos ativos da mesma forma que monitoramos as operações, com um operador em tempo integral. Nosso objetivo é alcançar a confiabilidade desejada e aumentar a disponibilidade da planta diariamente, permitindo que as paradas programadas ocorram de maneira planejada e eficiente”, destacou Purcena.

Essa abordagem tem como meta maximizar o tempo de operação da planta, garantindo que ela funcione de forma contínua e que as interrupções para manutenção sejam cuidadosamente programadas, evitando paradas inesperadas.

Em breve, a íntegra da palestra estará disponível no canal oficial do SINATUB no  YouTube, trazendo detalhes adicionais sobre as práticas e resultados obtidos pela SJC Bioenergia na aplicação da manutenção baseada na condição.