Para falar sobre os “Desafios na fábrica de açúcar, em cenários de mix açucareiro”, na 10ª edição do SINATUB, Walter Di Mastrogirolamo, gerente industrial da Cocal – Unidade Paraguaçu Paulista, dividiu sua apresentação em três tópicos: o mercado atual do açúcar; o uso da literatura técnica e por fim otimizando o potencial com ferramentas de gestão.
O SINATUB foi realizado no último dia 19, nas dependências do Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho – SP.
O evento reuniu profissionais, consultores e especialistas, que ao longo de todo o dia compartilharam suas experiências dentro do tema “Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar”.
LEIA MAIS > Redução do consumo de vapor de processo no 10º SINATUB
Em sua apresentação, o gerente da Cocal falou sobre as projeções do mercado, cujas previsões para a safra 2023/24, apontam para um mix açucareiro. Mastrogirolamo apresentou as etapas do tratamento do caldo e destacou a importância do trabalho de capacitação de todos envolvidos no processo.
No tópico ferramentas de gestão, o gerente da Cocal destacou a implementação do S-PAA que permitiu controle e estabilidade do pH; otimização da vazão de embebição através das análises de fibra da cana, rotação das moendas e capacidade da fábrica de açúcar; otimização do fluxo de caldo, buscando maximizar a produção de açúcar; e controle da pressão da base e da vazão de entrada de vinho nos aparelhos de destilação.